Inicio
04 / Setembro / 1981

Beyoncé Knowles

Por History Channel Brasil em 25 de Agosto de 2015 às 19:08 HS
Beyoncé Knowles-0

Nascida em 4 de setembro de 1981, em Houston, Texas, nos EUA, Beyoncé Knowles chamou, inicialmente, a atenção do público como cantora principal do grupo de R&B Destiny’s Child. Depois, ela seguiu uma carreira solo com o álbum de estreia “Dangerously in Love”, tornando-se uma das artistas mais vendidas, com turnês esgotadas e vários prêmios. Beyoncé também estrelou vários filmes, incluindo “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”. Ela se casou com o rapper Jay-Z em 2008.


Início da carreira

Atriz e cantora, Beyoncé Giselle Knowles nasceu em 4 de setembro de 1981, em Houston, Texas, nos EUA. Ela começou a cantar ainda bem pequena, participando de shows de calouros locais e vencendo muitas dessas competições ao impressionar o público com sua voz natural e suas habilidades como dançarina.

Juntando-se à sua prima Kelly Rowland e duas colegas de classe, Beyoncé formou um grupo vocal feminino. Seu pai, Matthew Knowles, foi o empresário. O conjunto passou por algumas mudanças de nome e de integrantes até assinar o primeiro contrato, em 1997, com a Columbia Records. O Destiny’s Child logo se tornou um dos grupos de R&B mais populares dos EUA com o lançamento do primeiro e homônimo álbum de estreia. Ganhando impulso, o Destiny’s Child emplacou o seu primeiro single número 1 com “Bills, Bills, Bills”, do segundo disco, que também incluía outro hit esmagador: “Say My Name”.

 

Projetos paralelos

Enquanto aproveitava o sucesso de sua banda, Beyoncé começou a se aventurar por outros projetos. Ela fez sua estreia como atriz em “Carmen: A Hip Hopera”, da MTV. No ano seguinte, coestrelou, ao lado de Mike Myers, a paródia de filmes de espião “Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro”. Na cena musical, Beyoncé passou a ser o centro dos holofotes com o lançamento de seu primeiro álbum, “Dangerously in Love”, em 2003. O disco se tornou um enorme sucesso para ela tanto comercialmente quanto pela crítica, vendendo milhões de cópias e arrebatando cinco Grammys. Nas suas gravações, Beyoncé trabalhou com uma grande variedade de artistas, incluindo Missy Elliott, Sean Paul e Jay-Z. Foi nessa época que começaram a surgir boatos de que ela estaria namorando Jay-Z, mas os dois demoraram a assumir publicamente o relacionamento.

O Destiny’s Child lançou o último álbum de estúdio, “Destiny Fulfilled”, em 2004, e terminou oficialmente no ano seguinte.

 

Carreira solo

Sozinha, Beyoncé continuou a ter grande sucesso. Seu segundo álbum de estúdio, “B’Day” (2006) continha hits como “Irreplaceable” e “Beautiful Liar”. Na tela grande, ela contracenou com Jennifer Hudson, Jamie Foxx e Eddie Murphy em “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”. O filme foi uma adaptação de um musical de sucesso de mesmo nome da Broadway. 

Em 2008, Beyoncé se casou com o rapper e magnata da música Jay-Z em uma cerimônia pequena e privada em Nova York. Dentre os convidados, estavam a mãe de Beyoncé, Tina Knowles, seu pai e empresário, Matthew, sua irmã Solange, as ex-integrantes do Destiny’s Child Kenny Rowland e Michelle William, e sua amiga Gwyneth Paltrow. Os recém-casados continuaram a trabalhar duro e promoveram o último disco de Beyoncé, “I Am... Sasha Fierce” (2008), que teve dois grandes hits: “Single Ladies (Put a Ring on It)” e “If I Were a Boy”. Naquele ano, ela retornou à tela grande interpretando a lenda do R&B Etta James em “Cadillac Records”. Em janeiro do ano seguinte, cantou a música que era marca registrada de Etta, “At Last”, na festa de inauguração do recém-eleito presidente americano Barack Obama e da primeira-dama Michelle Obama.

Além de cantar e atuar, Beyoncé possui uma linha de roupas chamada House of Dereon com sua mãe. Ela também lançou sua própria fragrância, Heat, em 2010. Ao longo de sua carreira, Beyoncé foi modelo e garota-propaganda de inúmeras grifes como L’Oréal e Tommy Hilfiger. 

Beyoncé se viu no meio de uma controvérsia após se apresentar em um show privado para o chefe de estado da Líbia Muammar al-Gaddafi na festa de ano novo de 2010, cujo cachê ela doou para ajudar vítimas do terremoto no Haiti. Beyoncé afirmou que seu pai tinha sido responsável por organizar o show na Líbia, e ele deixou de ser seu empresário em março de 2011. No final do ano, Beyocé chegou ao topo das paradas com o seu último lançamento, “4”.

Em janeiro de 2013, Beyoncé gerou comentários negativos por sua apresentação na segunda inauguração do presidente Barack Obama em Washington D.C. Ela foi criticada por, supostamente, ter feito uma pré-gravação do hino nacional americano e uma sincronia labial em cima de sua própria voz durante a cerimônia. Apesar da grande cobertura midiática, Beyoncé só se pronunciou publicamente sobre a controvérsia nas vésperas de sua performance no Super Bowl XLVII, quando ela cantou o hino ao vivo para a imprensa.Beyoncé disse aos jornalistas que havia usado uma base pré-gravada na inauguração e acrescentou que certamente iria cantá-lo ao vivo no maior evento da NFL do ano. E de fato, ela se redimiu com o público no Super Bowl, em 3 de fevereiro de 2013, apresentando-se ao lado de suas ex-colegas de grupo Kelly Rownlad e Michelle Williams e trazendo grande empolgação à plateia.

No Grammy de 2010, Beyoncé saiu com 6 prêmios, o maior número de vitórias em uma mesma noite por uma artista feminina – o recorde seria igualado dois anos depois pela cantora Adele. No mesmo ano, ela bateu o recorde pelo maior quantidade de hits número 1 nas paradas da Billboard, que é baseada nas execuções das rádios americanas. Em 2011, Beyoncé entrou para o top 10 da revista Forbes de mulheres mais bem pagas da indústria do entretenimento. Em 2013, ela já havia ganhado 16 Grammys.

Beyoncé bateu recordes novamente em 13 de dezembro de 2013 com o seu quinto álbum de estúdio, autointitulado “Beyoncé”. O disco surpreendeu fãs e críticos de todo o mundo, pois não houve divulgação para promovê-lo. O LP, chamado por Beyoncé de um “álbum visual”, foi lançado com exclusividade no iTunes, com discos físicos disponíveis para compra em 18 de dezembro, e vendeu mais de 800 mil cópias somente no primeiro final de semana. “Beyoncé” – que foi o álbum com vendas mais rápidas já lançado pelo iTunes – foi também seu quinto LP a estrear na primeira posição das paradas, tornando-a a primeira mulher a alcançar o número 1 na Billboard com seus cinco discos. No ano seguinte, Beyoncé ganhou mais três Grammys.

 

Vida pessoal

Casada com Jay-Z desde 2008, Beyoncé tem sido alvo de boatos sobre gravidez ao longo dos anos. Em 2011, no entanto, o casal, conhecido por manter seus assuntos pessoas em privacidade, anunciou ao público que um bebê estava por vir. Em agosto daquele ano, Beyoncé mostrou sua barriga no MTV Video Music Awards. 

Blue Ivy Carter nasceu em 7 de janeiro de 2012, e Beyoncé e Jay-Z não economizaram para manter sua privacidade nesse momento especial, alugando um andar inteiro do Lenox Hill Hospital em Nova York.

 


Imagem: Tony Duran [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons