Inicio
26 / Janeiro / 1880
05 / Abril / 1964

Douglas MacArthur

Por History Channel Brasil em 19 de Dezembro de 2014 às 14:01 HS
Douglas MacArthur-0

Douglas MacArthur é o militar mais condecorado da história dos Estados Unidos. Ele atuou como Comandante Supremo das Forças Aliadas no Sudoeste do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

D. MacArthur nasceu em 26 de janeiro de 1880, em Little Rock, Arkansas. Como quase todo filho de soldado americano, passou sua infância mudando-se de uma base para outra. Em 1903, formou-se na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point com notas tão altas que somente dois estudantes já conseguiram superá-las na história da academia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, MacArthur serviu na França como chefe de estado maior da 42ª Divisão de Infantaria.  Ao final da guerra, ele era o oficial mais condecorado do exército, usando o conceito de "liderar a partir do front" como uma política pessoal.

Durante a Segunda Guerra Mundial, MacArthur estava no comando das forças americanas nas Filipinas. Diante dos ataques japoneses, não conseguiu manter o controle das ilhas. Em 1942, recebeu a ordem direta de Franklin D. Roosevelt para que se deslocasse para Melbourne, Austrália. MacArthur finalmente partiu das Filipinas a bordo de uma lancha e conseguiu escapar da intensa guarda costeira japonesa. Uma vez na Austrália, MacArthur prometeu retornar às Filipinas.

Naquela época, os australianos formavam a maioria das tropas disponíveis nessa região do pacífico. Uma das primeiras tarefas de MacArthur consistia em aumentar a confiança dos australianos, que temiam uma invasão relâmpago das tropas japonesas. Ao final de 1942, com o grupo de soldados australianos, ele conseguiu suas primeiras vitórias nas batalhas da baía de Milne e nas campanhas da trilha de Kokoda, sendo também as primeiras vitórias dos aliados em batalhas terrestres contra as forças nipônicas.

Em 20 de outubro de 1944, MacArthur manteve a sua promessa de retornar às Filipinas e desembarcou com as forças aliadas na ilha de Leyte. Com a reconquista das ilhas, MacArthur deslocou o seu quartel general para Manila, com o objetivo de planificar a invasão ao Japão. Tal invasão foi cancelada diante da rendição japonesa após os bombardeios atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki. Essa rendição deu fim à Segunda Guerra Mundial.

Mais tarde, MacArthur participou ativamente da Guerra da Coréia, até que foi destituído de seu cargo pelo ex-presidente Truman, com quem tinha uma relação estremecida. Foi assessor dos presidentes Eisenhower e John F. Kennedy.

MacArthur faleceu em 5 de abril de 1964 em Washington DC.