HEAVY METAL

Ronnie James Dio

Ronald James Padavona, mais conhecido pelo nome artístico de Ronnie James Dio, foi um músico e compositor de heavy metal. Ficou famoso à frente das bandas Rainbow, Black Sabbath e Dio. É considerado um dos mais talentosos vocalistas da história e ficou marcado por fazer a consagrada mão chifrada, um símbolo do heavy metal.

Dio nasceu no dia 10 de julho de 1942, em Portsmouth, nos EUA. Ele morreu em 16 de maio de 2010, na cidade de Houston, nos EUA, aos 67 anos, vítima de um câncer.


Nome artístico

 

O amor é como um sorriso que nunca acaba.

 

O mafioso italiano Johnny Dio teria inspirado o músico a adotar o seu nome artístico. Sua primeira banda, formada quando ainda era estudante, mudou de nome várias vezes até ficar conhecida como ELF. Nos anos 70, Dio passou para o Rainbow, de Ritchie Blackmore, ex-guitarrista da lendária Deep Purple.

Após gravar quatro álbuns e deixar o grupo por causa de desavenças internas, Dio entrou para o Black Sabbath no lugar de Tony Iommi. Conquistou muito sucesso e reconhecimento com a banda, onde ficou até 1982. No ano seguinte, formou a própria banda, chamada Dio, com a qual lançou o álbum Holy Diver, um sucesso de público.

Com sua banda, Dio lançou vários álbuns, e o grupo também passou por várias formações ao longo de sua existência. Um breve retorno ao Black Sabbath aconteceu em 1992, ano em que lançou o trabalho Dehumanizer. Dio deixou o grupo em seguida.


Retorno com o Sabbath

 

Tenho pesadelos na estrada - acho que é apenas do estresse de estar em lugares diferentes e ter diferentes dietas.

 

Dio ficou à frente de sua banda própria até 2006, quando também se apresentou no Brasil. Esta, contudo, não era sua primeira vez no país. Em 1992, ele vistou o Brasil com o Black Sabbath e retornou com a banda em outras ocasiões.

O músico ainda fez um terceiro retorno ao Sabbath, em 2007, com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice. Depois, formou a Heaven and Hell, com a qual permanceu até o dia de sua morte.


Doença

Dio começou a lutar contra um câncer de estômago em 2009. Ele realizou tratamento com quimioterapia e havia apresentado uma melhora em março de 2010. Infelizmente, sua saúde piorou um pouco depois e ele morreu no dia 16 de maio do mesmo ano, aos 67 anos.

 


Imagem: Adam Bielawski [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons