Inicio
07 / Julho / 1891
23 / Março / 1945

Tadamichi Kuribayashi

Por History Channel Brasil em 19 de Dezembro de 2014 às 14:44 HS
Tadamichi Kuribayashi-0

Tadamichi Kuribayashi foi o general do exército imperial japonês que comandou a defesa da ilha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial. Kuribayashi nasceu em 1891 em uma família de grande tradição samurai em Nagano, Japão. Em 1923, graduou-se no Colégio Militar de Guerra, onde conseguiu resultados de destaque, recebendo o sabre de oficial das mãos do próprio imperador Taishō.

A partir de 1928, Kuribayashi foi enviado como agregado militar da Embaixada japonesa em Washington DC, realizando trabalhos de investigação sobre assuntos militares e industriais. Após a sua missão, afirmou em uma carta redigida à sua família que "os Estados Unidos são o último país com o qual o Japão deveria se confrontar".

Iniciada a Segunda Guerra Mundial, o alto comando japonês decide deslocar Kuribayashi para que cuide das defesas de Iwo Jima. Como a captura da ilha daria aos Estados Unidos a possibilidade de estabelecer a base aérea que tanto necessitavam para atacar o Japão diretamente, a missão de Kuribayashi era infligir as maiores baixas possíveis nos soldados americanos e assim retardar a captura da ilha. 

Se procedeu a evacuação dos 1.000 civis que habitavam Iwo Jima, reforçando a guarnição com 21 mil soldados, equipados basicamente com fuzis, granadas de mão, metralhadoras, morteiros e uns limitados tanques ligeiros. Kuribayashi ordenou que as trincheiras das praias fossem removidas,  além de comandar a construção de uma densa rede de túneis no monte Surabachi, bunkers enterrados, armadilhas e fortificações na parte norte da ilha.

Tinha consciência de que ninguém que estava defendendo a ilha voltaria com vida ao território pátrio, esforçando-se para que o número de baixas inimigas fosse o maior possível. Sem apoio naval ou aéreo, teria que enfrentar a força de invasão dos Estados Unidos com mais de 110 mil efetivos de Infantaria da Marinha, a Armada e a Força Aérea. Antes da batalha, Kuribayashi enviou numerosas cartas para a sua esposa, que hoje são documentos históricos, que refletem os sentimentos e pensamentos dos defensores de Iwo Jima. A defesa da ilha resultou na morte de todos os soldados imperiais e de Kuribayashi em batalha, sendo que seu corpo foi perdido na ilha.

A figura de Kuribayashi, junto com o relato deste episódio bélico, são a base do argumento do filme Cartas a Iwo Jima, dirigido por Clint Eastwood em 2006.