5 conselhos da Universidade de Washington para ser mais inteligente

Cientistas da prestigiosa universidade compartilharam dicas para melhorar a capacidade de aprendizado
Por History Channel Brasil em 14 de Outubro de 2022 às 10:53 HS
5 conselhos da Universidade de Washington para ser mais inteligente-0

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington afirma que existem hábitos, comportamentos, decisões e atitudes que podem ajudar as pessoas a aprimorar o aprendizado. No livro Make it Stick: The Science of Successful Learning ("Memorize: a ciência do aprendizado bem-sucedido", em tradução livre), os pesquisadores Henry L. Roediger III e Mark A. McDaniel, junto com o escritor e romancista Peter C. Brown, dão dicas para desenvolver as capacidades intelectuais. Confira abaixo cinco delas:

1. Aprender coisas novas

Homem aprendendo a cozinhar

Os cientistas afirmam que, assim como os músculos precisam ser treinados diariamente para ficarem mais fortes, a mente precisa de estímulos para desenvolver suas habilidades. Aprender algo novo estimula os neurônios e a comunicação entre eles, seja cozinhar, ler ou fazer uma atividade inusitada ou desconhecida.

2. Ler e repetir em voz alta

Homem lendo

Os pesquisadores dizem que repetir em voz alta algumas palavras ou frases pode ajudar a recordá-las mais facilmente, ainda mais em se tratando de um novo aprendizado. Eles afirmam que repetir o nome de uma pessoa muitas vezes durante uma primeira conversa gera um vínculo entre seu rosto e nome de forma instantânea.

3. Fazer atividades com a mão menos dominante

Ambidestro segurando um lápis em cada mão

Praticar algumas atividades simples como agarrar uma bola, um utensílio ou somente segurar um objeto com a mão menos hábil pode ser de grande utilidade para que o cérebro necessite realizar novas conexões neuronais e assim conseguir exercitar e agilizar o funcionamento cerebral por completo.

4. Fazer intervalos entre as sessões de estudo

Jovem estudando no quarto

Deixe a informação "respirar" em seu cérebro. Estudar em sessões sem intervalo leva ao aprendizado rápido, mas também ao esquecimento rápido em comparação com a prática espaçada. O espaçamento ajuda a incorporar o aprendizado na memória de longo prazo.

5. Relacionar o que você já sabe com novas informações

Jovem estudando no quarto

Uma das maneiras mais eficazes e divertidas de aprender é chamada de elaboração. Os autores descrevem a técnica como “o processo de dar um novo significado material, expressando-o com suas próprias palavras e conectando-o com o que você já conhece”. “Quanto mais você puder explicar sobre a maneira como seu novo aprendizado se relaciona com o conhecimento anterior”, escrevem os autores, “mais forte será sua compreensão do novo aprendizado e mais conexões você criará que o ajudarão a se lembrar dele mais tarde”.

La Nación