Água em grande quantidade é encontrada em Marte, dizem pesquisadores

Por History Channel Brasil em 16 de Dezembro de 2021 às 16:45 HS
Água em grande quantidade é encontrada em Marte, dizem pesquisadores-0

Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) e da agência espacial russa Roscosmos afirmaram que identificaram uma grande quantidade de água em Marte. Segundo os cientistas, o líquido está escondido sob um enorme sistema de cânions. A descoberta foi feita durante investigações do projeto Trace Gas Orbiter (TGO).

Hidrogênio pode indicar presença de água

Em um comunicado, os pesquisadores disseram que a água foi encontrada pelo instrumento FREND, do TGO. O equipamento está mapeando o hidrogênio (que pode indicar a presença de água) no perímetro superior do solo de Marte. “FREND revelou uma área com uma quantidade inusitadamente grande de hidrogênio no colossal sistema de cânions Valles Marineris", afirmou Igor Mitrofanov, do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências.

Água em Marte

Com base na presença de hidrogênio na região, os pesquisadores supõem que até 40% do material próximo à superfície pode ser composto de água. O local tem aproximadamente o tamanho da Holanda e se sobrepõe aos profundos vales do Caos Candor, parte do sistema de cânions considerado promissor na busca por água em Marte.

"Encontramos uma parte central de Valles Marineris cheia de água - muito mais do que esperávamos. É muito parecido com as regiões de permafrost da Terra, onde o gelo persiste permanentemente sob o solo seco por causa das baixas temperaturas constantes”, disse Alexey Malakhov, coautor do estudo. “No geral, achamos que é mais provável que essa água exista na forma de gelo”, completou.

ESA