Início

Anatel autoriza satélites de Elon Musk a operar no Brasil

A empresa do bilionário vai poder oferecer serviços de internet no território nacional
Por History Channel Brasil em 28 de Janeiro de 2022 às 20:21
Anatel autoriza satélites de Elon Musk a operar no Brasil-0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, a operar satélites de órbita baixa no Brasil. Com isso, a empresa vai poder oferecer seu serviço de internet em todo o território nacional. Outra companhia, a Swarm, também foi autorizada a atuar nesse mesmo segmento no país.

Conectividade via satélite

Com a decisão, áreas remotas e sem infraestrutura de cabos poderão ter conexão de alta velocidade à internet usando antenas. A licença é válida até março de 2027 para o sistema de satélites da Starlink e até 2035 para os satélites da Swarm Technologies. Essa segunda empresa oferece serviços de conectividade via satélite, mas focada em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

Satélites da Starlink são constantemente avistados no céu
Satélites da Starlink são constantemente avistados no céu

A Starlink, que passa a se chamar Starlink Brazil Holding Limitada na representação brasileira, ainda não revelou planos, prazos e áreas de cobertura no país. A autorização da Anatel cita que a "constelação" da Starlink será de 4.408 satélites. Para os usuários brasileiros, será exigido um serviço constante de monitoramento do sinal. 

Desde 2018, a SpaceX lançou cerca de 600 satélites no âmbito do projeto Starlink. A ideia é colocar em órbita ao menos 12 mil deles para prover internet de banda larga com preços acessíveis e em pontos que não são atendidos pelas redes atualmente existentes. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é quase do tamanho de um carro.

Fontes
Agência Brasil, Estadão e CNN
Imagens
iStock