Início

Aos 90 anos, ator William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

O eterno Capitão Kirk de Star Trek fez história ao embarcar na missão da Blue Origin

O ator William Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço. Nesta quarta-feira (13/10), ele embarcou para fora da Terra em uma missão espacial da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O artista, que também apresenta a série Inexplicável, do History, superou o recorde da aviadora Wally Funk, que esteve recentemente em órbita, aos 82 anos

William Shatner em órbita

A viagem durou cerca de 10 minutos. Na missão ao espaço, Shatner esteve acompanhado de Chris Boshuizen, um ex-engenheiro da NASA e Glen de Vries, empresário francês. Além deles,  Audrey Powers, vice-presidente de missões e operações de voo da empresa, também embarcou na New Shepard, cápsula suborbital da Blue Origin.

William Shatner é sinônimo de aventuras espaciais desde a década de 1960, quando assumiu o papel do Capitão James T. Kirk, comandante da nave Enterprise, no seriado de ficção científica Star Trek. "Você olha para a escuridão em cima e o azul embaixo. Lá está o conforto da Mãe Terra e acima é a morte? Eu não sei, a morte é assim? Bum! Tudo acaba", disse Shatner no desembarque. "É tão emocionante, essa experiência é algo inacreditável", completou.

William Shatner: a pessoa mais velha a ir ao espaço



A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas NASA e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km. Os passageiros tiveram sensação de gravidade zero durante 4 minutos e puderam contemplar a curvatura da Terra.

William Shatner foi recepcionado por Jeff Bezos no desembarque
William Shatner foi recepcionado por Jeff Bezos no desembarque

Esse foi o segundo voo tripulado de ida e volta da New Shepard até a borda do espaço. Depois de muitos anos de voos de teste, o veículo transportou seus primeiros passageiros em um voo suborbital em julho. A tripulação era composta por Wally Funk, Jeff Bezos, seu irmão Mark Bezos, e o adolescente holandês Oliver Daemen, cujo pai pagou uma quantia não revelada pela passagem.

Fontes
Blue Origin e G1
Imagens
Blue Origin/Reprodução