Inicio

Assim se formou a Lua: NASA mostra como foi o choque de um planeta contra a Terra

Vídeo revelador mostra como a colisão de um planeta do tamanho de Marte contra a Terra deu origem à Lua em apenas algumas horas
Por History Channel Brasil em 17 de Outubro de 2022 às 16:02 HS
Assim se formou a Lua: NASA mostra como foi o choque de um planeta contra a Terra-0

A principal hipótese para a formação da Lua diz que há bilhões de anos o hipotético planeta Theia colidiu com a Terra, resultando na formação do satélite natural. Como exatamente isso aconteceu é um mistério científico que os pesquisadores estudam há décadas, sem uma resposta conclusiva. Agora, por meio de uma simulação computacional, um novo estudo da NASA pode ter desvendado esse enigma.

 Origem da Lua

Para o estudo, publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, a equipe utilizou um supercomputador que simulou a colisão da Terra com Theia. Embora os cientistas saibam que grande parte do material que compõe a Lua vem do nosso planeta, eles ainda não sabem ao certo como ele chegou lá. Por isso, a demonstração computadorizada é um elemento de vital importância para confrontar outras hipóteses e tentar chegar a uma conclusão definitiva. 

A maioria das teorias afirma que a Lua se formou a partir dos detritos da colisão entre a Terra e Theia em um processo que demorou milhares de anos. Mas, a simulação por computador apresentou uma conclusão diferente: o satélite natural pode ter se formado imediatamente, em questão de horas. Segundo o novo estudo, isso teria acontecido quando o material da Terra e de Theia foi lançado diretamente em órbita após o impacto.

Segundo as novas simulações, a colisão entre a Terra e Theia foi muito diferente das hipóteses levantadas anteriormente. Em vez de um impacto lançar uma grande quantidade de material fundido no espaço que se condensou na Lua durante um período de tempo mais longo, a simulação mostra que o impacto criou a Lua enviando o satélite imediatamente para a órbita terrestre. “Isso abre toda uma nova gama de possíveis pontos de partida para a evolução da Lua”, disse Jacob Kegerreis, pesquisador da NASA e principal autor do estudo. 

Colisão entra a Terra e Theia

Para confirmar se a teoria está correta, serão necessárias análises das amostras lunares que as futuras missões Artemis trarão de volta para a Terra.  "Quanto mais aprendemos sobre como a Lua se formou, mais descobrimos sobre a evolução da própria Terra. Suas histórias se entrelaçam e podem se repetir nas histórias de outros planetas transformados por colisões semelhantes, ou talvez muito diferentes", concluiu Vincent Eke, pesquisador da Universidade de Durham e coautor do estudo.

Fontes
NASA