Asteroide "assassino de cidades" passará raspando pela Terra neste sábado

De acordo com a NASA, eventos como esse ocorrem apenas uma vez por década
Por History Channel Brasil em 24 de Março de 2023 às 15:39 HS
Asteroide "assassino de cidades" passará raspando pela Terra neste sábado-0

O asteroide 2023 DZ2, que mede entre 40 e 90 metros de diâmetro, passará "raspando" pela Terra neste sábado (25/03). Objetos desse tamanho poderiam destruir uma cidade caso entrassem na atmosfera terrestre. Mas não há motivos para se preocupar: os astrônomos garantem que essa rocha espacial não oferece risco de colisão com o nosso planeta.

Evento raro

O objeto espacial passará a uma distância de 168.300 quilômetros, ou cerca de 40% da distância média entre a Terra e a Lua. Aproximações de asteroides são comuns, mas a NASA disse que é raro que um tão grande quanto o 2023 DZ2 chegue tão perto. De acordo com a agência espacial, eventos como esse ocorrem apenas uma vez por década.

O 2023 DZ2 foi descoberto apenas há cerca de um mês. "Você pode ter visto notícias online sobre este asteroide nos últimos dias", disse Richard Moissl, chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (ESA). "Não há chance deste 'assassino de cidades' atingir a Terra, mas sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações!", completou ele, de acordo com uma postagem da ESA no Twitter.

A NASA também comemorou a aproximação do objeto espacial. "Astrônomos da Rede Internacional de Alerta de Asteroides estão usando essa abordagem próxima para aprender o máximo possível sobre 2023 DZ2 em um curto período de tempo - uma boa prática para #DefesaPlanetária no futuro, se uma ameaça potencial de asteroide for descoberta", diz uma postagem da agência.

The Guardian e IFLScience