Amostras do objeto revelaram a presença de cloreto de sódio, o que surpreendeu os cientistas
Por History Channel Brasil em 24 de Junho de 2023 às 15:42 HS
Asteroide conhecido como “amendoim espacial” pode revelar origem da água na Terra-0

Pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente ao estudar um asteroide conhecido como "amendoim espacial". Análises de uma uma amostra do objeto apontaram a presença de cloreto de sódio, comumente conhecido como sal de cozinha. Essa descoberta, publicada em um estudo na revista Nature Astronomy, reforça a hipótese de que a água na Terra pode ter se originado de asteroides durante as fases iniciais do planeta.

Cristais de sal

A amostra estudada é proveniente de um asteroide do tipo S, uma categoria que é normalmente desprovida de minerais que contêm água.  A descoberta deixou os cientistas entusiasmados, pois sugere a presença de água líquida no asteroide, o que desafia as suposições anteriores sobre a natureza seca desses corpos celestes. Segundo os cientistas, o fato de pequenos cristais de sal terem sido encontrados indica a possível existência de água em uma população maior de asteroides no sistema solar.

O estudo foi liderado por Tom Zega, professor de ciências planetárias, e Shaofan Che, pesquisador pós-doutorado no Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona. Eles fizeram uma análise detalhada das amostras do asteroide Itokawa coletadas em 2005  pela missão japonesa Hayabusa e trazidas para a Terra em 2010. Essa pesquisa é a primeira a confirmar que os cristais de sal se originaram no próprio asteroide, eliminando a possibilidade de contaminação após a chegada à Terra.

De acordo com Zega, a descoberta de cloreto de sódio nessas amostras indica que esse tipo de asteroide pode conter significativamente mais água do que se acreditava anteriormente. A descoberta coloca em xeque a ideia predominante de que a água na Terra se originou nas regiões externas da nebulosa solar, onde as temperaturas permitiam a existência de água na forma de gelo.

Universidade do Arizona, via EurekAlert e Space.com