Inicio

Asteroide do tamanho de uma baleia-azul passará próximo da Terra nesta sexta

Batizado de 2015 FF, o objeto está cruzando o espaço a uma velocidade de 33.012 km/h
Por History Channel Brasil em 10 de Agosto de 2022 às 22:31 HS
Asteroide do tamanho de uma baleia-azul passará próximo da Terra nesta sexta-0

A NASA alerta que um asteroide com o tamanho aproximado de uma baleia-azul adulta passará perto da Terra nesta sexta-feira (12/08). Batizado de 2015 FF, o objeto pode alcançar 28 m de diâmetro. Em seu ponto mais próximo, ele chegará a 4,3 milhões de quilômetros da Terra (distância considerada pequena em termos espaciais), o que descarta risco de colisão.

Asteroides monitorados pela NASA

De acordo com os pesquisadores, o asteroide está cruzando o espaço a uma velocidade de 33.012 km/h. A NASA considera qualquer objeto espacial que chegue a 193 milhões de quilômetros do nosso planeta como um "objeto próximo à Terra". Uma vez que esses objetos são catalogados, os astrônomos os monitoram de perto, procurando qualquer desvio de suas trajetórias previstas que poderia colocá-los em rota de colisão com a Terra.

Pelos critérios da agência espacial dos Estados Unidos, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Enquanto isso, algumas organizações espaciais mais cautelosas consideram qualquer objeto espacial de movimento rápido que chegue a 7,5 milhões de quilômetros da Terra como “potencialmente perigoso”. Em caso de impacto, asteroides perigosos podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão.

Recentemente, a NASA lançou uma missão que tem como objetivo se chocar contra um asteroide que está próximo da Terra. A ideia do projeto é verificar a possibilidade de alterar a órbita de uma rocha espacial em caso de ameaça ao planeta. Se tudo der certo, o alvo deve ser atingido no mês que vem.

Fontes
Live Science
Imagens
iStock