Início

Asteroide que está orbitando perto da Terra pode ser fragmento da Lua

Origem do objeto espacial, conhecido como Kamoʻoalewa, era considerada misteriosa
Por History Channel Brasil em 22 de Novembro de 2021 às 17:58
Asteroide que está orbitando perto da Terra pode ser fragmento da Lua-0

Até recentemente, a origem do asteroide Kamoʻoalewa, que está orbitando próximo da Terra, era um mistério para os astrônomos. Agora, um novo estudo pode ter decifrado o enigma. A hipótese dos pesquisadores é que o objeto espacial pode ser um fragmento da Lua.

O estudo é de autoria de astrônomos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. O Kamoʻoalewa, catalogado como um quase-satélite, foi descoberto em 2016 graças a observações do telescópio PanSTARRS, do Havaí, que estimaram seu tamanho entre 45 e 57 metros de diâmetro (seu nome significa "fragmento celeste oscilante" em havaiano). Pela trajetória de sua órbita, somente é possível avistá-lo a partir da Terra durante algumas semanas de abril, e devido ao seu tamanho, é necessário utilizar poderosos telescópios para poder observá-lo.

Asteroide Kamoʻoalewa


Assim, as observações do Grande Telescópio Binocular do Monte Graham, no Arizona, permitiram ao astrônomo Ben Sharkey descobrir que o padrão de luz refletido pelo Kamo’oalewa coincide com o das rochas lunares coletadas pela missão Apollo, da NASA.  Essa coincidência no padrão de luz refletida, conhecida como espectro, sugere que o asteroide se originou na Lua. 

"Ele não tem as características que esperaríamos em um asteroide 'normal'", afirmou Sharkey. Segundo o pesquisador venezuelano Juan Sánchez, que também participou do estudo, o material foi possivelmente ejetado da superfície da Lua com a colisão de um meteorito. Novos estudos serão necessários para comprovar a hipótese.

Fontes
BBC e Infobae
Imagens
iStock e Addy Graham/Universidade do Arizona/Divulgação