Início

Astrofísicos do Brasil criam mapa com imagem mais nítida do céu já registrada

Astrofísicos brasileiros criaram o mapa do céu em raios gama mais nítido já feito até hoje. Rodrigo Nemmen, Raniere Menezes, Douglas Carlos e Lucas Siconato fazem parte do Grupo de Buracos Negros do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Eles produziram a imagem a partir das observações do Telescópio Espacial Fermi, da NASA, que consegue captar os raios gama, um tipo de luz que não é percebida pelo olho humano. 

Mapeamento do céu com raios gama

O telescópio iniciou suas operações em 2008 e continua funcionando de forma praticamente ininterrupta até hoje. Os cientistas usaram os dados do equipamento para elaborar uma imagem que faz o mapeamento do céu, atribuindo cores diferentes às fontes de raios gama, como buracos negros, explosões e fusões de estrelas, conforme a intensidade de energia da luz emitida. Entre as estruturas que podem ser vistas no mapa, está o plano da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Há duas estruturas importantes no mapa: a primeira delas é o plano da Via Láctea, que aparece na região central da imagem como uma faixa horizontal e bastante brilhante. A segunda são as bolhas de Fermi, que são vistas também na região central da imagem se projetando acima e abaixo do plano da Via Láctea. Elas são caracterizadas visualmente por uma cor azulada e estão associadas a alguma atividade recente de Sagitário A*, o buraco negro supermassivo localizado no centro da nossa galáxia.

Recentemente, uma equipe de pesquisadores internacionais havia publicado o mapa mais detalhado já feito da Via Láctea. Produzido a partir dos últimos dados do Gaia, satélite da Agência Espacial Europeia (ESA), o catálogo espacial apresenta mais de 1,8 bilhão de estrelas. 


Fonte: Jornal da USP

Imagem:USP/Divulgação