Início

Astronautas chineses poderão controlar robôs com o pensamento, dizem cientistas

A agência espacial da China anunciou que a tecnologia consiste em um sistema de inteligência artificial capaz de capturar e interpretar a atividade cerebral
Por History Channel Brasil em 20 de Abril de 2022 às 16:58 HS
Astronautas chineses poderão controlar robôs com o pensamento, dizem cientistas-0

Autoridades da agência espacial chinesa anunciaram uma inovação digna de obras de ficção científica. Segundo o órgão, seus astronautas poderão começar a manipular o enorme braço robótico da sua estação espacial simplesmente com o uso da mente. Os cientistas afirmam que a tarefa será possível por meio de um novo sistema de inteligência artificial capaz de capturar e interpretar a atividade cerebral.

Precisão de comandos

O projeto é desenvolvido por uma equipe comandada pelo professor Wang Congqing. Segundo os pesquisadores, a nova tecnologia de controle assistido permitirá o gerenciamento mental do robô com um grau de precisão de 99%. O objetivo do dispositivo é justamente tornar mais preciso o comando de equipamentos no espaço, onde a falta de gravidade dificulta esse tipo de operação.

De acordo com os cientistas, para utilizar o equipamento não é necessário treinamento prévio. Uma vez que o dispositivo é colocado na cabeça do usuário, ele deve olhar para uma tela para mover o braço robótico. Por meio da análise de ondas cerebrais, uma inteligência artificial interpreta as intenções do astronauta e executa os comandos.

Os pesquisadores disseram que o sistema pode estar pronto até o final de 2022. Além de sua utilidade no espaço, o equipamento poderá ter outros usos na Terra. Segundo os pesquisadores, ele poderá ser usado em fábricas para aumentar a produtividade em trabalhos envolvendo a interação entre humanos e robôs, por exemplo.

Fontes
El Confidencial e South China Morning Post
Imagens
iStock