Rico em ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, o Psyche 16 valeria 700 quintilhões de dólares
Por History Channel Brasil em 20 de Junho de 2022 às 13:04 HS
Astrônomos criam mapa detalhado do asteroide de ouro que poderia arruinar com a economia mundial-0

Astrônomos criaram o mapa mais detalhado do asteroide Psyche 16, cujo valor seria milhares de vezes maior que a economia mundial. Rica em ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, a rocha espacial valeria 700 quintilhões de dólares. A NASA deve enviar uma missão para explorá-la em agosto de 2022.

Superfície rica em metais

Antes da missão da NASA, cientistas planetários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) forneceram uma prévia do que a sonda poderá ver quando chegar ao seu destino. Em um estudo publicado na revista Journal of Geophysical Research: Planets, a equipe apresentou o mapeamento das propriedades da superfície do asteroide. A pesquisa foi feita com base em observações feitas por uma grande variedade de telescópios terrestres no norte do Chile.

O estudo produziu um mapeamento detalhado de Psyche, mostrando que a superfície do asteroide provavelmente é coberta por uma grande diversidade de materiais. Os pesquisadores confirmaram que, em geral, sua é rica em metais, mas essa abundância de metais e silicatos varia em diferentes regiões. Este pode ser mais um indício de que, no início de sua formação, o asteroide pode ter tido um manto rico em silicatos que desde então desapareceu.

O novo mapeamento oferece pistas sobre o passado do asteroide. Suas regiões rochosas podem ser vestígios de um manto antigo (de composição semelhante à camada rochosa mais externa da Terra ou Marte) ou marcas de impactos de rochas espaciais. Além disso, as crateras que contêm material metálico fortalecem a ideia proposta por estudos anteriores de que o asteroide pode ter experimentado erupções iniciais de lava metálica à medida que seu antigo núcleo esfriava.

Asteroide Psyche 16

A missão da NASA consiste no envio de uma sonda do tamanho de uma quadra de tênis para o cinturão de asteroides situado na região entre as órbitas de Marte e Júpiter, onde restos do sistema solar primitivo circundam o Sol. Quando chegar lá, a espaçonave se concentrará no Psyche 16, que os cientistas acreditam ser o antigo núcleo de um planeta primitivo. A sonda passará cerca de dois anos orbitando e analisando a superfície do asteroide em busca de pistas sobre como os primeiros corpos planetários evoluíram.

Quando a sonda NASA desembarcar no Psyche 16, poderá avaliar se ele é tão rico quanto se estimava originalmente. Um estudo recente apontou que talvez o valor de 700 quintilhões de dólares do asteroide seja superestimado. Se essa fortuna fosse dividida igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para o nosso planeta, ele faria a economia mundial entrar em colapso. Isso porque se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum, causando uma depreciação de valor.

MIT