Astrônomos descobrem 12 novas luas que orbitam Júpiter

Agora, o planeta gigante alcança o total de 92 satélites naturais, mas outros ainda podem ser identificados
Por History Channel Brasil em 03 de Fevereiro de 2023 às 15:46 HS
Astrônomos descobrem 12 novas luas que orbitam Júpiter-0

Astrônomos detectaram 12 luas previamente desconhecidas orbitando Júpiter. Agora, o gigante gasoso alcança o total de 92 satélites naturais, mas outros ainda podem ser descobertos. Com isso, Júpiter supera Saturno como o planeta com mais luas no Sistema Solar (o antigo detentor do recorde possui 83 delas).

Luas pequenas e distantes

Nos últimos dois anos, o astrônomo Scott Sheppard, da Carnegie Institution for Science, em Washington, nos Estados Unidos, relatou observações que revelaram uma dúzia de novas luas em Júpiter. O Minor Planet Center, órgão da União Astronômica Internacional, publicou as órbitas dos novos satélites naturais, confirmando a existência deles.

Segundo o site Sky and Telescope, todas as novas luas são provavelmente pequenas demais para serem nomeadas. Dos 12 novos satélites, nove estão localizados entre os distantes aglomerados de luas que orbitam Júpiter em retrógrado, o que significa que circundam o planeta na direção oposta às luas internas. Todos esses objetos levam mais de 340 dias para completar uma órbita em torno do planeta.

As três luas restantes foram descobertas dentro dos grupos de satélites progressivos que ficam entre as grandes luas galileanas próximas e os objetos retrógrados distantes. Dois estão localizados no grupo Himalia, que orbita Júpiter a uma distância entre 11 e 12 milhões de quilômetros. Já o outro pertence ao grupo Carpo, localizado a cerca de 17 milhões de quilômetros do planeta.

CNET, IFLScience e Sky and Telescope