Astrônomos descobrem planeta com dois sóis, como Tatooine, de Star Wars

Até pouco tempo, acreditava-se que esses tipos de mundos só existiam na ficção
Por History Channel Brasil em 14 de Junho de 2023 às 11:54 HS
Astrônomos descobrem planeta com dois sóis, como Tatooine, de Star Wars-0

Astrônomos do Reino Unido anunciaram a descoberta de um novo planeta que orbita duas estrelas. Durante anos, acreditava-se que planetas que orbitavam dois sóis só existiam na ficção, como Tatooine, lar de Luke e Anakin Skywalker na saga Star Wars. Esses sistemas solares são chamados de circumbinários.

Gigante gasoso

Os astrônomos batizaram o novo sistema planetário, localizado a cerca de 1.320 anos-luz da Terra na constelação de Pictor, de TOI-1338/BEBOP-1 e chamaram o novo planeta descoberto de BEBOP-1c. O gigante gasoso leva 215 dias para orbitar as duas estrelas e tem uma massa equivalente a 65 vezes a massa da Terra, embora seu tamanho exato ainda seja desconhecido. A descoberta foi publicada na revista científica Nature Astronomy.

Planeta orbitando duas estrelas
Imagem: iStock.com

Embora sejam mais raros, os sistemas circumbinários podem fornecer pistas valiosas sobre a formação dos planetas. Em 2020, um outro planeta, batizado de TOI-1338b, já havia sido encontrado no sistema TOI-1338/BEBOP-1. Os pesquisadores acreditam que outros deles ainda podem ser identificados no futuro

Até pouco tempo, apenas um sistema era conhecido por hospedar vários planetas, Kepler-47, localizado a cerca de 5 mil anos-luz de distância, na constelação do Cisne. “Pensava-se originalmente que os planetas circumbinários não existiam”, disse Matthew Standing, astrofísico da Open University e líder do estudo. "Tudo isso mudou com a descoberta de Kepler-16b em 2011 pelo telescópio espacial Kepler. Essa descoberta mostrou que deve ser possível a formação desses planetas", completou ele em entrevista ao site Space.com.

Space.com