Estudo levanta a hipótese de que um vizinho distante da Terra estaria situado na nuvem de Oort
Por History Channel Brasil em 02 de Julho de 2023 às 12:48 HS
Astrônomos dizem que pode haver um planeta escondido nos confins do Sistema Solar-0

Um grupo de astrônomos aponta que pode haver um planeta escondido na nuvem de Oort, que envolve o Sistema Solar. Essa região em forma de discos é conhecida por abrigar pedaços de gelo e cometas. Um estudo que levanta a hipótese da existência de um vizinho distante da Terra nesse local foi aceito para publicação no periódico científico MNRAS Letters.

Gigante gelado

No período em que estava se formando, há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sistema Solar era um lugar instável. Nessa época, a força gravitacional lançou fragmentos da nuvem de poeira protoplanetária que estava resfriando de forma rápida, fazendo com que eles ricocheteassem pelo espaço. De acordo com os cientistas, grandes detritos poderiam ter sido impulsionados para longe, como "planetas errantes" que fugiram completamente da atração gravitacional do Sol.

Nuvem de Oort e Cinturão de Kuiper
Nuvem de Oort e Cinturão de Kuiper (Imagem: NASA/Divulgação)

De acordo com os pesquisadores, há cerca de 0,5% de chance de que um desses planetas possa ter se formado em nosso Sistema Solar e acabou na nuvem de Oort quando se afastou do Sol. Mas, segundo o estudo, é mais provável que um planeta errante de outro sistema solar tenha sido pego pela gravidade do Sol e tenha parado em algum lugar na nuvem de Oort. As chances disso acontecer são de cerca de 7%, dizem os autores do estudo.

Ainda segundo os cientistas, se houver um planeta na nuvem de Oort, ele provavelmente seria um gigante gelado, como Urano ou Netuno. “É completamente plausível que o nosso Sistema Solar tenha capturado tal planeta na nuvem de Oort”, disse Nathan Kaib, coautor do  estudo e astrônomo do Instituto de Ciências Planetárias, no Arizona, nos Estados Unidos. Mas os pesquisadores esclarecem que esse astro estaria muito distante para ser o Planeta 9, cuja hipótese de existir foi levantada há mais de um século.

Popular Science e Live Science