Inicio

"Ave mais perigosa do mundo" assusta banhistas em praia da Austrália

Animal de aparência pré-histórica possui garras de 10 centímetros que podem ser mortais
Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2023 às 16:12 HS
"Ave mais perigosa do mundo" assusta banhistas em praia da Austrália-0

Em uma praia de Queensland, na Austrália, os banhistas levaram um susto quando uma forma sinistra e escura emergiu da água. Embora a princípio alguns achassem que fosse uma tartaruga ou tubarão, quando a criatura se revelou, ficou claro que era algo diferente. O animal que saiu do mar era um casuar, uma ave não voadora com aparência pré-histórica cujas garras de 10 centímetros podem ser mortais.

Risco de extinção

"Os casuares sabem nadar e se jogam na água para atravessar de um lado para o outro de um rio, ou caso se sintam ameaçados por cães domésticos ou outro casuar durante uma disputa territorial", disse Stephen Clough, do Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland. “Não temos certeza de quanto tempo esse animal ficou na água ou por que foi nadar, mas a filmagem é surpreendente”, afirmou.

"Eu desci correndo e esperei o casuar emergir do oceano, e ele deve ter ficado exausto enquanto estava parado à sombra debaixo de uma árvore com as pernas tremendo por cerca de meia hora", disse Nikita McDowell, que fez o vídeo do encontro selvagem. Os casuares não são excessivamente agressivos e os ataques são raros, mas eles são imprevisíveis e podem causar muitos danos se forem provocados ou irritados.

Casuar na praia

Infelizmente, restam apenas cerca de 4 mil casuares em Queensland, uma população que é considerada em risco de extinção pela Lei de Conservação da Natureza de 1992. Especialistas recomendam que essas aves devem ser abordadas com cautela, devido aos chutes poderosos que podem dar com suas garras. Em 2019, uma delas matou um homem que a criava em cativeiro em uma fazenda na Flórida, nos Estados Unidos. 

Fontes
Fox e Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland
Imagens
iStock