Início

Brilho da Terra está diminuindo devido às mudanças climáticas, diz estudo

Aquecimento dos oceanos pode estar relacionado com o fenômeno observado pelos cientistas

Um novo estudo aponta que a a Terra está perdendo seu brilho e a culpa pode ser das mudanças climáticas. Segundo os cientistas, o aquecimento dos oceanos parece estar gerando menos nuvens brilhantes. Isso significa que menos luz solar é refletida de volta para o espaço, tornando o planeta ainda mais quente.

Terra reflete menos luz solar

Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram décadas de medições do brilho da Terra (a luz refletida do nosso planeta que ilumina a superfície da Lua), além de medições de satélite. As observações indicaram que houve uma queda significativa na refletância da Terra nas últimas duas décadas. O estudo, assinado por uma equipe de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Espanha, foi publicado no periódico científico Geophysical Research Letters.

A Terra reflete cerca de 30% da luz solar que incide sobre ela. Mas, de acordo com o estudo, o planeta agora está refletindo cerca de meio watt a menos de luz por metro quadrado do que há 20 anos. A maior parte dessa queda na refletância foi registrada nos últimos três anos. 

Os cientistas acreditam que o fenômeno é causado pelo aquecimento global. Especificamente, houve uma redução de nuvens baixas brilhantes e reflexivas sobre o leste do Oceano Pacífico nos últimos anos. Essa é a mesma área, na costa oeste das Américas do Norte e do Sul, onde aumentos nas temperaturas da superfície do mar foram registrados devido à reversão de uma condição chamada Oscilação Decadal do Pacífico, possivelmente relacionada com as mudanças climáticas.

Fontes
Science Alert e American Geophysical Union
Imagens
iStock