Início

China teria testado míssil hipersônico capaz de executar ataque nuclear aos EUA

Fontes anônimas disseram que o projétil circulou a Terra em órbita baixa antes de acelerar em direção ao seu alvo
Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2021 às 17:58
China teria testado míssil hipersônico capaz de executar ataque nuclear aos EUA-0

Autoridades dos Estados Unidos ficaram surpresas ao receberem relatos de que a China teria testado um míssil hipersônico de capacidade nuclear. Fontes anônimas disseram ao jornal Financial Times que o projétil circulou a Terra em órbita baixa antes de acelerar em direção ao seu alvo. O governo chinês negou que tenha feito qualquer teste do tipo.

Míssil errou o alvo

O teste supostamente aconteceu em agosto. As fontes disseram ao Financial Times que o experimento envolveu um veículo planador hipersônico capaz de transportar uma carga útil potencialmente nuclear.  O míssil, que teria sido lançado em um foguete Chang Zheng, aparentemente errou seu alvo por 32 quilômetros.  

Segundo especialistas, mísseis hipersônicos são mais manobráveis do ​​que os mísseis balísticos. Eles podem atingir seu alvo cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som. O suposto teste deixou o departamento de defesa dos Estados Unidos alarmado.

“Estamos muito preocupados com o que a China tem feito no campo hipersônico”, disse Robert Wood, embaixador dos EUA para o desarmamento. "Simplesmente não sabemos como podemos nos defender contra esse tipo de tecnologia", completou. Questionado, o governo da China disse que os relatos eram imprecisos e o que houve, na verdade, foi o teste de um equipamento espacial reutilizável.

Fontes
IFLScience
Imagens
iStock