Choque científico: bóson W contradiz tudo o que entendemos sobre o universo

Resultados podem indicar a existência de uma quinta força da natureza que nunca havia sido descoberta
Por History Channel Brasil em 13 de Abril de 2022 às 14:20 HS
Choque científico: bóson W contradiz tudo o que entendemos sobre o universo-0

Ao estudar uma partícula elementar chamada bóson W, físicos dos Estados Unidos tiveram uma grande surpresa. Os pesquisadores descobriram que ele tem uma massa significativamente maior do que deveria ter na teoria. Segundo os cientistas, isso abala as bases de nossa compreensão sobre como o universo funciona.

Quinta força da natureza

Bósons e férmions são partículas elementares, ou seja, os menores componentes em que tudo o que existe pode ser dividido. O bóson W é uma partícula mensageira da força nuclear fraca, que por sua vez é uma das quatro forças que regem a atuação da matéria no universo, responsável por processos nucleares como os que ocorrem no Sol e pela decomposição da matéria.

Colisor de partículas

O novo estudo, publicado na revista Science, foi feito por pesquisadores do Fermilab, em Chicago. A pesquisa mostrou que a massa do bóson W tem um desvio muito alto em relação às previsões do modelo padrão da física de partículas. Isso contradiz o Modelo Padrão que descreve a natureza em nível fundamental.

O resultado indica que a forma como os físicos entendem o funcionamento do universo pode ter defeitos fundamentais que precisam ser corrigidos. “Não é somente algo que esteja errado”, disse Dave Toback, da Universidade A&M do Texas. Segundo ele, se outros estudos confirmarem o resultado, “significa literalmente que algo fundamental em nossa compreensão da natureza está errado”.

A conclusão pode estar relacionada a evidências de outros experimentos realizados no Fermilab e no Grande Colisor de Hádrons, na fronteira suíço-francesa. Esses estudos, cujos resultados ainda não foram confirmados, também sugerem desvios do Modelo Padrão, possivelmente como consequência da ação de uma quinta força da natureza ainda não descoberta.

“Se isso for real, e não algum erro sistemático ou mal-entendido envolvendo os cálculos, trata-se de algo grande, pois significaria que há um novo ingrediente fundamental para o nosso universo que nunca descobrimos antes”,  disse Harry Cliff, físico de partículas da Universidade de Cambridge