Início

Chuva de peixes: o estranho fenômeno que surpreendeu uma cidade no Texas

Como em uma cena bíblica, animais aquáticos caíram do céu em grande quantidade (mas há uma explicação científica para isso)
Por History Channel Brasil em 06 de Janeiro de 2022 às 17:09
Chuva de peixes: o estranho fenômeno que surpreendeu uma cidade no Texas-0

Em dezembro de 2021, um grupo de moradores da cidade de Texarkana, no Texas, Estados Unidos, presenciou um fenômeno natural tão estranho quanto assustador: uma “chuva de peixes”. Apesar de parecer com relatos de pragas bíblicas, o fato está relacionado a um evento meteorológico pouco comum.

Tromba d'água

Alguns habitantes aproveitaram a situação para transformar esses peixes em iscas, enquanto outros se dedicaram a registrar fotos e vídeos para demonstrar a magnitude do evento. No entanto, não é a primeira vez que isso acontece nos Estados Unidos: no ano de 2017, na Califórnia, autoridades da escola primária de Oroville informaram a queda de uma centena de peixes nos telhados.


Geralmente o estranho fenômeno se deve à passagem de um pequeno tornado, que forma uma tromba d'água sobre um lago ou um rio e absorve os peixes que estão ali, para depois transportá-los a uma nuvem de tempestade e despejá-los em algum local. Outros animais, como sapos e caranguejos também podem cair do céu nessas situações.

O que torna o evento Texarkana um pouco misterioso é que os especialistas não têm certeza se foi isso que aconteceu neste caso. Brandon Thorne, especialista do Serviço Meteorológico Nacional, disse que uma análise das condições meteorológicas não encontrou evidências de uma tromba d'água na área, nem sua equipe ouviu sobre qualquer avistamento de uma. “Para ser sincero, também estamos meio confusos sobre como isso aconteceu”, disse ele ao Dallas Morning News.

Fontes
USA Today e Texas Monthly
Imagens
iStock e Reprodução