Cientistas descobrem como buracos de minhoca podem se tornar máquinas do tempo

Novo estudo sugere um modo de manipular as leis da física para permitir voltar ao passado
Por History Channel Brasil em 21 de Julho de 2023 às 12:13 HS
Cientistas descobrem como buracos de minhoca podem se tornar máquinas do tempo-0

Embora os buracos de minhoca sejam puramente hipotéticos, uma equipe internacional de cientistas descobriu um modo teórico de manipular as leis da física para usá-los como máquinas do tempo. De acordo com o novo estudo, esses túneis no espaço-tempo poderiam servir como portais para viajar até o passado.

Buracos de minhoca anelares

A equipe de cientistas propôs a possibilidade teórica de que certos tipos de buracos de minhoca poderiam se tornar máquinas do tempo se certas condições específicas fossem cumpridas. Para isso, os pesquisadores exploraram o conceito dos buracos de minhoca anelares. O estudo, publicado no periódico científico Physical Review D, é assinado por Valeri P. Frolov, da Universidade de Alberta, no Canadá, e Andrei Zelnikov, da Universidade Charles, em Praga, na República Tcheca.

Relógio do tempo

Ao contrário dos buracos de minhoca “padrão”, os anelares não têm matéria em seu interior, tornando uma viagem dentro deles muito menos perigosa. No entanto, eles têm uma fina casca de matéria ao redor de uma das bocas. Segundo os pesquisadores, tal buraco de minhoca produziria “curvas temporais fechadas” no espaço-tempo, o que significa que os objetos que viajam na curva terminariam no mesmo momento em que começaram.

“Esse processo inevitavelmente transforma um buraco de minhoca anelar atravessável em uma máquina do tempo”, concluíram os cientistas. Com isso, os autores do estudo querem dizer que seria possível viajar pelo buraco de minhoca em uma direção, retornar na outra e emergir em um momento anterior à primeira entrada.

Science Alert, IFLScience e Popular Mechanics