Início

Cometa gigante que se aproxima do Sol é maior do que as luas de Marte

Considerado o maior cometa do Universo, o Bernardinelli-Bernstein foi descoberto por um pesquisador brasileiro
Por History Channel Brasil em 30 de Setembro de 2021 às 21:55
Cometa gigante que se aproxima do Sol é maior do que as luas de Marte-0

Há alguns meses, o pesquisador brasileiro Pedro Bernardinelli e seu professor, Gary Bernstein, anunciaram a descoberta do maior cometa já registrado na história. Agora, análises mais precisas indicam que o corpo celeste C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) tem cerca de 150 km. Isso quer dizer que ele supera o tamanho das duas luas de Marte juntas. 

Maior cometa do Universo

De acordo com os pesquisadores, o Bernardinelli-Bernstein se originou na Nuvem de Oort, um grupo isolado de objetos gelados que estão muito distantes do nosso Sistema Solar. Estima-se que ele sejá até 17 vezes maior do que a média de corpos celestes de sua categoria. Antes dele, o maior cometa descoberto foi o Hale-Bopp, que tem cerca de 60 quilômetros de diâmetro.

O cometa Bernardinelli-Bernstein está viajando em direção ao Sistema Solar e deve fazer sua aproximação máxima do nosso Sol em 2031. Mas não há motivos para se preocupar com uma possível colisão com a Terra: o gigante passará a uma distância de 1,7 bilhão de quilômetros do nosso planeta. Os pesquisadores estimam que nem mesmo será possível observá-lo a olho nu.

A descoberta do Bernardinelli-Bernstein foi feita graças aos dados coletados pelo Observatório Astronômico Cerro Tololo, na região de Coquimbo, Chile. Essas informações alimentam um projeto chamado The Dark Energy Survey, que envolve mais de 400 cientistas de 25 instituições em sete países. Para identificar o cometa, os cientistas analisaram imagens em alta resolução registradas durante seis anos por uma câmera especial.
 

Fontes
Science Alert e Newsweek
Imagens
NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/Reprodução, via The Dark Energy Survey