Inicio

Descoberta de ovos de dinossauro contendo embriões desvenda enigma de 200 milhões de anos

De acordo com os pesquisadores, os animais eram sociáveis e apresentavam comportamento de rebanho
Por History Channel Brasil em 29 de Outubro de 2021 às 10:34 HS
Descoberta de ovos de dinossauro contendo embriões desvenda enigma de 200 milhões de anos-0

No início dos anos 2000, paleontólogos encontraram um ninho de dinossauro de quase 200 milhões de anos na Argentina. O mais incrível é que os ovos continham embriões intactos dos répteis pré-históricos. Agora, um novo estudo baseado nessa descoberta revelou uma peculiaridade a respeito desses animais: eles apresentavam comportamento de rebanho

Rebanho de dinossauros

No passado, estudos já haviam sugerido que alguns dinossauros que viveram no período cretáceo conviviam em rebanhos. No entanto, uma grande dúvida nunca havia sido respondida: quando e como esse comportamento apareceu na história evolutiva desses animais extintos? O ninho descoberto na Patagônia há cerca de 20 anos está ajudando a desvendar esse mistério.

O ninho continha continha esqueletos juvenis pertencentes à espécie Mussaurus patagonicus, um dinossauro herbívoro primitivo (precursor dos grandes dinossauros de pescoço longo). “É difícil encontrar ovos fósseis, e mais ainda encontrá-los com embriões dentro, pois são necessárias condições muito especiais para sua fossilização", explicou Diego Pol, paleontólogo responsável pela descoberta.

Ovos de dinossauro encontrados na Patagônia
Ovos de dinossauro encontrados na Patagônia

O local onde os ovos foram encontrados continham diversos fósseis de dinossauros, agrupados de acordo com sua idade. Fósseis de bebês de dinossauros estavam localizados perto dos ninhos. Fósseis de animais de um ano de idade foram encontrados juntos, incluindo um agrupamento de 11 esqueletos em pose de repouso, sugerindo que os jovens Mussaurus viviam em rebanhos. Fósseis de adultos e adolescentes foram localizados em pares ou sozinhos, mas todos dentro de uma área de um quilômetro quadrado.

A descoberta indica a existência de uma estrutura de rebanho bem organizada, sendo o primeiro registro desse tipo de comportamento social complexo em dinossauros primitivos. Isso indica que o agrupamento em manadas pode ter sido um dos segredos para o sucesso dos dinossauros. "O Mussaurus pertence à primeira família bem-sucedida de dinossauros herbívoros, então acreditamos que o fato de serem sociáveis e protegerem seus filhotes em forma de rebanho pode explicar, em parte, a razão pela qual esses dinossauros de pescoço comprido eram tão comuns em todos os continentes ”, concluiu Pol.

Fontes
European Synchrotron Radiation Facility, via Eureka Alert e All That Is Interesting
Imagens
Jorge Gonzalez/Divulgação e Diego Pol/Divulgação