Inicio

Descoberto fóssil fascinante de um animal com 3 olhos que viveu há 500 milhões de anos

Pesquisadores dizem que esse fósseis são a "Pedra de Roseta" que ajudará a entender a evolução de insetos e aranhas
Por History Channel Brasil em 04 de Agosto de 2022 às 13:04 HS
Descoberto fóssil fascinante de um animal com 3 olhos que viveu há 500 milhões de anos-0

A ciência terá que repensar a evolução de insetos e aranhas, após a descoberta dos restos fossilizados de um animal incrível, de tamanho semelhante a um camarão, que, há 500 milhões de anos, nadava nos mares do planeta Terra. Os fósseis do predador marinho foram encontrados no Burgess Shale, uma formação geológica nas Montanhas Rochosas da Colúmbia Britânica, no Canadá. A criatura recebeu o nome científico de Stanleycaris hirpex.

"Pedra de Roseta"

O animal tinha uma boca circular cheia de dentes, garras afiadas e três olhos enormes, que lhe permitiam um amplo campo de visão. Embora não tenha deixado descendentes diretos, sua anatomia e cérebro fossilizados fornecem dados para a ciência entender como se deu a evolução do sistema nervoso dos artrópodes modernos, como aranhas, caranguejos, escorpiões, entre outros.

Stanleycaris hirpex

De acordo com os pesquisadores, o animal atingia entre um e oito centímetros de comprimento. Graças a boa conservação dos fósseis, foi possível analisar não só suas características externas, mas também as internas, como a estrutura do cérebro. Segundo Joseph Moysiuk, principal autor do estudo, o cérebro desses animais tinha duas partes, ao contrário dos artrópodes modernos, que têm três.

"Esses fósseis são como a pedra de Roseta, ajudando a ligar as características dos radiodontes e outros artrópodes fósseis primitivos com seus homólogos em grupos sobreviventes", disse ele. O estudo que descreve a espécie, de autoria de pesquisadores do Royal Ontario Museum, em Toronto, foi publicado na revista científica Current Biology.

Fontes
Royal Ontario Museum
Imagens
Sabrina Cappelli/Royal Ontario Museum/Divulgação