Descoberto o novo estado da matéria: gelo superiônico ultraquente

Pesquisa inovadora poderá ajudar os pesquisadores na busca por vida alienígena
Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2021 às 18:31 HS
Descoberto o novo estado da matéria: gelo superiônico ultraquente-0

Ao espremer uma gota d'água entre dois diamantes e expô-la a rajadas de laser em temperaturas altíssimas, pesquisadores descobriram um novo estado da matéria. A experiência resultou em algo chamado gelo superiônico ultraquente. Trata-se de uma misteriosa fase desconhecida da água.

Gelo superiônico

A pesquisa foi realizada por cientistas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos. Para chegar ao resultado eles utilizaram um acelerador de partículas conhecido com synchrotron. Segundo os pesquisadores, o gelo superiônico é uma água "estranha e negra" existente sob as mesmas condições de temperatura e pressão do centro da Terra.

Pedras de gelo

A descoberta foi uma surpresa, porque enquanto os cientistas teóricos previram esta fase, a maioria dos modelos indicava que ela não iria aparecer até que a água fosse comprimida a mais de 50 gigapascais de pressão (quase o mesmo que as condições dentro do combustível de foguete quando ele detona para decolar). Mas esses experimentos ocorreram usando apenas 20 gigapascais.

Os pesquisadores acreditam que a substância pode estar presente nos centros de Netuno e Urano ou presa no interior dos mares congelados de Europa, lua de Júpiter que possui uma crosta gelada. Nesse caso, o gelo superiônico poderia desempenhar um papel fundamental na indução das magnetosferas que circundam esses mundos ou outros além do nosso Sistema Solar.

Como as magnetosferas são responsáveis por proteger os planetas da radiação solar e dos raios cósmicos, saber como e onde o gelo superiônico se forma pode ajudar os cientistas na busca por vida alienígena.

Live Science