Início

Descoberto um novo tipo de tempestade, até hoje desconhecido

Fenômeno inédito, batizado de “lagos atmosféricos”, foi observado no Oceano Índico
Por History Channel Brasil em 17 de Janeiro de 2022 às 15:57
Descoberto um novo tipo de tempestade, até hoje desconhecido-0

Um novo tipo de tempestade foi observado pela primeira vez no Oceano Índico. O fenômeno meteorológico previamente desconhecido foi batizado de “lagos atmosféricos” pelos pesquisadores. Trata-se de tormentas compactas, extremamente úmidas e de movimento lento, que levam água para as terras baixas da costa da África Oriental. 

Formação dos lagos atmosféricos

Ao contrário das grande maioria de tempestades conhecidas, essa não é criada por um vórtice. Ao invés disso, esses lagos atmosféricos são produzidos por concentrações de vapor de água densas o suficiente para gerar chuva. De acordo com os pesquisadores, os lagos atmosféricos são semelhantes aos rios atmosféricos (faixas estreitas de umidade densa). No entanto, o novo tipo de fenômeno meteorológico acontece em menor escala, se move mais lentamente e se desvincula do sistema climático no qual tem origem.

 

 

Esses lagos atmosféricos se formam em uma região equatorial onde a velocidade do vento é muitas vezes muito baixa ou insignificante. Em uma análise de cinco anos de dados meteorológicos, a tempestade mais duradoura permaneceu no ar por 27 dias no total. Ao longo desse período de tempo, 17 lagos atmosféricos com duração superior a seis dias foram descobertos, a 10 graus da linha do equador.

O novo tipo de tempestade foi observado pelo cientista atmosférico Brian Mapes, da Universidade de Miami, que apresentou um estudo a seu respeito durante a Reunião da União Geofísica dos Estados Unidos. Ele planeja estudar esses eventos mais de perto usando dados de satélite para analisar a possibilidade de que esses lagos atmosféricos ocorram em outras partes do mundo. Uma das hipóteses é que as mudanças climáticas podem estar relacionadas com o fenômeno.

Fontes
Deutsche Welle e Science Alert
Imagens
iStock