Início

Dezenas de ovos de dinossauro de 66 milhões de anos são encontrados na Espanha

Acredita-se que seja um ninho de titanossauros, espécie que desapareceu no fim do Cretáceo
Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2021 às 17:40
Dezenas de ovos de dinossauro de 66 milhões de anos são encontrados na Espanha-0

Pesquisadores encontraram 30 ovos de dinossauro incrustados em uma rocha na província de Huesca, no nordeste da Espanha. Acredita-se que seja um ninho de titanossauro, espécie que desapareceu há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com os especialistas, a pedra pode conter outros 70 ovos.

Ninho de dinossauro

O titanossauro era um saurópode de pescoço longo que caminhou sobre a Terra até a extinção em massa do final do período Cretáceo. Esses animais eram herbívoros que podiam atingir até 20 metros de comprimento. Os ovos foram descobertos em um sítio paleontológico na cidade de Loarre. 

Pesquisadores analisam ovo de titanossauro

A descoberta do ninho foi feita por uma equipe internacional de paleontólogos da Universidade de Zaragoza em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Os ovos foram encontrados durante uma escavação que começou em 2020.  “No total, cinco pessoas dedicaram oito horas por dia durante 50 dias para escavar o ninho, que finalmente foi extraído com a ajuda de uma escavadeira”, afirmou Miguel Moreno-Azanz, da universidade portuguesa.

Moreno-Azanza afirmou que é incomum extrair ovos de dinossauro de uma rocha tão grande. Os achados estão agora em um depósito em Loarre e serão exibidos em um futuro Museu-Laboratório da região. Recentemente, fósseis de titanossauro foram descobertos no interior de São Paulo.
 

Fontes
Newsweek
Imagens
Universidade de Zaragoza/Reprodução