DNA de múmia indica que ela tem parentesco com três pessoas vivas (um famoso)

Cruzamento entre estudos genéticos e genealógicos revelou parentesco com três pessoas vivas, entre elas uma personalidade britânica
Por History Channel Brasil em 29 de Outubro de 2021 às 16:45 HS
DNA de múmia indica que ela tem parentesco com três pessoas vivas (um famoso)-0

Ao analisar o DNA de um corpo mumificado de uma mulher do século XVIII, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. O genoma apontou que ela tem grau de parentesco com três pessoas contemporâneas, entre elas, alguém famoso. O corpo foi encontrado em 1975 na cidade suíça de Basilea, enquanto eram realizados trabalhos de reconstrução da igreja Barfüsser.

Intoxicação por mercúrio

Após anos de mistério a respeito da identidade da mulher, os pesquisadores puderam determinar que se trata de Anna Catharina Bischoff, que morreu aos 67 anos, em 1787. Acredita-se que ela tenha morrido intoxicada por mercúrio, elemento usado para  tratamentos contra a sífilis na época.  A presença da substância em seu organismo ajudou a preservar o corpo, mumificando-o.

Múmia de Anna Catharina Bischoff

Após exaustivas análises do DNA de Bischoff, os cientistas do Instituto Citizen Science Basel conseguiram sequenciar o genoma da  falecida. Assim, eles demonstraram sua consanguinidade com três pessoas vivas, entre elas o atual primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Ou seja, Bischoff é tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tataravó do político britânico.

A ligação com Johnson foi estabelecida depois que pesquisadores rastrearam a árvore genealógica de Anna Bischoff usando DNA extraído de seu cadáver. Bischoff teve sete filhos, dois dos quais atingiram a idade adulta, e uma de suas filhas se casou com um barão chamado Pfeffel von Kriegelstein. Esse barão faz parte de uma linha direta de ancestrais na árvore genealógica de Johnson.

La Nación