Início

Dream Chaser: a nave que pode alavancar a era do turismo espacial

Veículo começará realizando missões de carga para a NASA, mas já está sendo remodelada para o transporte de passageiros civis
Por History Channel Brasil em 21 de Janeiro de 2022 às 15:09
Dream Chaser: a nave que pode alavancar a era do turismo espacial-0

Durante a feira de inovações tecnológicas Consumer Electronics Show (CES) deste ano, a empresa Sierra Space apresentou uma nave chamada Dream Chaser, que pode representar uma nova era de viagens espaciais comerciais. Em parceria com a NASA, o modelo de aeronave começará a realizar missões de transporte carga em 2022. Mas, no futuro, o veículo também poderá levar humanos ao espaço.

Habitat lunar 

Dream Chaser é uma espaçonave reutilizável que decolará verticalmente em um foguete e depois pousará em uma pista normal como um avião comum. A Sierra Space assinou um contrato multimilionário para oferecer os serviços do veículo para a NASA. De acordo com a empresa, os serviços ofertados serão de abastecimento comercial, mas também há a possibilidade de se realizar  missões para levar e trazer cargas da Estação Espacial Internacional.
 

Espaçonave Dream Chaser


Os especialistas afirmaram que a nave é projetada para entregar até 6 toneladas de carga pressurizada e não pressurizada, e terá a capacidade de devolver quase duas toneladas de carga com aterrissagem suave na pista. Além da Dream Chaser, a empresa apresentou outro projeto no evento. Trata-se do Life, um habitat lunar inflável. A estrutura foi projetada para fornecer alojamento seguro e confortável para aqueles que construírem uma colônia na Lua em um futuro próximo.

Em um comunicado oficial, representantes da Sierra Space disseram que preveem um futuro no qual a humanidade viva e trabalhe no espaço, nas luas e em planetas distantes. "Como ex-astronauta da NASA, estava esperando pelo momento em que trabalhar e viver no espaço fosse acessível a mais pessoas em todo o mundo, e esse momento chegou", disse Janet Kavandi, presidente da empresa. 
 

Fontes
Daily Mail e Daily Star
Imagens
Sierra Space/Reprodução