Inicio

Drone projetado por da Vinci há mais de 500 anos funciona ao ser construído por estudantes

O gênio renascentista tinha razão: seu quadricóptero, com asas baseadas no parafuso de Arquimedes, voa perfeitamente
Por History Channel Brasil em 03 de Fevereiro de 2022 às 13:12 HS
Drone projetado por da Vinci há mais de 500 anos funciona ao ser construído por estudantes-0

Leonardo da Vinci, o gênio renascentista, não foi somente um mestre nas artes plásticas, mas também um inventor revolucionário. Ele esteve muito à frente de seu tempo, desenvolvendo planos de engenharia civil e máquinas voadoras que não conseguiram ser testadas em sua época devido a limitações técnicas. Agora, uma de suas invenções acaba de sair do papel, após mais de 500 anos.

Drone de Leonardo da Vinci

Entre seus geniais projetos, destaca-se o de um helicóptero muito particular, inspirado no Parafuso de Arquimedes. Com base nessa ideia  estudantes da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, resolveram demonstrar que a invenção de Leonardo seria capaz de funcionar com perfeição. 

Esboço de Leonardo da Vinci
Esboço de Leonardo da Vinci


Depois de montar uma série de simulações informáticas para um projeto de mestrado, os estudantes criaram alguns protótipos de drones baseados no helicóptero de da Vinci. Para construir o equipamento, os alunos usaram materiais modernos, indisponíveis, é claro, na época de Leonardo: essencialmente plástico e alumínio com motores elétricos incorporados, baterias e um sistema de controle. O dispositivo funciona exatamente como Leonardo previu nos planos que desenvolveu no final da década de 1480.

Drone baseado no projeto de Leonardo da Vinci
Drone baseado no projeto de Leonardo da Vinci

O drone tem quatro asas em forma de saca-rolhas feitas de plástico, mas em vez de ser girada manualmente, como da Vinci propôs, elas são alimentadas por baterias e motores elétricos. Assim como os drones de hoje, esse dispositivo depende de pequenas mudanças na velocidade da hélice. Criar um projeto de eixo único, como visto nos esboços de da Vinci, teria sido muito mais complexo e caro.

Segundo os pesquisadores, o projeto do gênio renascentista também seria capaz de funcionar em grande escala. Isso quer dizer que ele poderia ser aplicado no desenvolvimento de uma máquina grande o suficiente para transportar um ser humano.

Fontes
Gizmodo e CNET
Imagens
iStock, Domínio Público, via Wikimedia Commons e Universidade de Maryland/Austin Prete/Kean Collection