Início

Eldorado: descoberta de tesouro poderia confirmar lenda da cidade perdida

Vasos antigos repletos de joias foram encontrados em um templo da cultura muisca de 600 anos atrás
Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2021 às 16:27 HS
Eldorado: descoberta de tesouro poderia confirmar lenda da cidade perdida -0

Um grupo de especialistas encontrou no interior de um templo colombiano e nas tumbas adjacentes, oito vasos de cerâmica que continham um grande número de estatuetas metálicas e esmeraldas. Segundo cientistas, os artefatos teriam sido produzidos pela civilização dos muisca, povo indígena que vivia no sul do departamento colombiano de Santander. O mais importante é que a descoberta pode dar pistas sobre a origem da lenda que envolve a cidade perdida de Eldorado.

Eldorado, a cidade de ouro

Segundo o arqueólogo Francisco Correa, diretor das escavações, os vasos encontrados no santuário teriam sido fabricados pelo povo muisca há cerca de 600 anos. Essa civilização era famosa por suas grandes habilidades em ourivesaria. Assim seu trabalho poderia ter servido de inspiração para a lenda de Eldorado, a cidade feita de ouro.

Vaso com tesouro muisca


Os pesquisadores afirmaram que algumas das figuras descobertas têm formato de serpentes e outros animais, enquanto outras representam pessoas com cocares, cajados e armas. O templo onde os vasos foram encontrados poderia estar relacionado à veneração de seus ancestrais.

Vaso com tesouro muisca

Os muisca eram considerados especialistas na fabricação de metais. Quando os espanhóis encontraram essa civilização, ficaram particularmente surpresos com sua ourivesaria. Segundo Correa, durante rituais religiosos, sacerdotes tinham seus corpos cobertos por um unguento que continha partículas de ouro. O arqueólogo explica que a cerimônia, testemunhada pelos conquistadores europeus, foi uma das origens da lenda de Eldorado.

Fontes
Live Science
Imagens
Wikimedia Commons e Francisco Correa/Reprodução