Início

Emirados Árabes Unidos conseguem criar fortes chuvas artificiais

Vídeo: Tecnologia inovadora foi usada para amenizar clima após temperaturas alcançarem quase 50 graus
Por History Channel Brasil em 16 de Agosto de 2021 às 19:56
Emirados Árabes Unidos conseguem criar fortes chuvas artificiais-0

Uma técnica inovadora foi usada para amenizar a onda de calor intenso que atinge os Emirados Árabes Unidos. Segundo o Centro Nacional de Metereologia do país, nos últimos dias os termômetros do país alcançaram quase 50ºC. Agora, usando drones, cientistas afirmam que conseguiram fazer chover artificialmente em várias regiões do país, como Abu Dhabi, Dubai e Sharjah.

Drones aplicam cargas elétricas nas nuvens

Há alguns anos, os Emirados Árabes Unidos utilizam diversas tecnologias para induzir precipitações no território nacional. As técnicas podem variar, mas o processo geralmente envolve aviões equipados com sinalizadores especiais que lançam iodeto de prata ou outras partículas cristalinas que têm uma estrutura semelhante ao gelo nas nuvens. Desse vez, de forma pioneira, foram testados drones capazes de gerar chuvas por meio da aplicação de descargas elétricas nas nuvens, sem recorrer a agentes químicos.

Imagens divulgadas pela agência meteorológica dos Emirados Árabes mostram fortes chuvas caindo no deserto. O fenômeno teria sido resultado dos primeiros testes usando esses drones. A técnica foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra.

As cargas elétricas estimulam pequenas gotículas a colidir e se condensar em gotas maiores, que eventualmente ficam pesadas o suficiente para cair como chuva. Em um país como os Emirados Árabes Unidos, no entanto, mesmo grandes gotas podem evaporar antes de atingir o solo devido à umidade muito baixa. A técnica de carga elétrica pode ajudar a engrossar essas gotas o suficiente para atingir o solo do deserto e repor o lençol freático.

VER MAIS


Fontes:  IFLScience e Gizmodo

Imagem: iStock