Início

Empresa quer armazenar o conhecimento humano na Lua para protegê-lo da destruição da Terra

Projeto prevê a construção de servidores de dados em túneis lunares conhecidos como tubos de lava
Por History Channel Brasil em 24 de Maio de 2022 às 20:48 HS
Empresa quer armazenar o conhecimento humano na Lua para protegê-lo da destruição da Terra-0

Uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos anunciou um plano ambicioso para proteger o conhecimento humano. O objetivo da companhia Lonestar é preservar dados em servidores de computador localizados em túneis na Lua conhecidos como tubos de lava. A ideia é parecida com a dos "cofres do apocalipse", construídos no Ártico para garantir a sobrevivência de livros, documentos e outros dados importantes em caso de alguma catástrofe global. 

Lugar ideal para armazenamento de dados

"Os dados são a maior moeda criada pela raça humana", disse Chris Stott, fundador da Lonestar. Por serem tão valiosos, o empresário considera muito arriscado que eles fiquem guardados em um ambiente frágil como a Terra. "Nossa Lua representa o lugar ideal para armazenar com segurança nosso futuro", completou. 

Colônia lunar

A Lonestar planeja construir uma série de centros de dados nos tubos de lava da Lua. A ideia é que os futuros servidores possam se comunicar com a Terra, bem como armazenar por muitos anos informações que não queremos perder. O projeto prevê que eles sejam instalados nos tubos de lava, pois lá a temperatura não varia tanto quanto na superfície lunar.

“É inconcebível para mim que estejamos mantendo nossos bens mais preciosos, nosso conhecimento e nossos dados, na Terra, onde estamos detonando bombas e queimando coisas”, disse Stott em entrevista ao site The Register. "Precisamos colocar nossos bens em um lugar fora do nosso planeta, onde podemos mantê-los seguros", concluiu.

Fontes
IFLScience e The Register
Imagens
iStock