Início

Engenheiros criam uma mão robótica ao estilo “Exterminador do Futuro”

Vídeo: equipamento tem alta precisão e é capaz de manipular objetos de qualquer tamanho com sutileza
Por History Channel Brasil em 28 de Dezembro de 2021 às 17:54 HS
Engenheiros criam uma mão robótica ao estilo “Exterminador do Futuro”-0

Engenheiros sul-coreanos criaram uma mão robótica muito similar em termos de funcionamento e design às míticas mãos do  personagem principal do filme “O Exterminador do Futuro”. Batizado como ILDA (sigla em inglês que significa "antropomórfico destro impulsionado por ligação integrada"), o dispositivo pode desenvolver múltiplas tarefas, de todos os tipos, como manipular ou segurar coisas, até usar tesouras ou manipular pinças. Um estudo detalhando seu funcionamento foi publicado na revista Nature Communications.

Movimentos precisos

A mão, que possui 22 centímetros de comprimento e pesa um pouco mais de 1kg, conta com 20 articulações para conseguir um ângulo de movimento de 15 graus. Segundo seus desenvolvedores, ela é capaz de exercer uma força de até 34 newtons sem perder a precisão nos dedos.

Uikyum Kim, um dos criadores do projeto, diz que o segredo da inovação desta mão está em um mecanismo de articulações integradas. As peças, que se situam nos dedos, são capazes de recriar os movimentos humanos. 

No ambiente do laboratório, durante os ensaios, a mão demonstrou ser capaz de segurar firmemente e com delicadeza alguns objetos de variados tamanhos, como bolas de tênis, latas de alimentos ou ovos, além de cortar com tesouras e utilizar pinças. “É interessante que, mesmo sendo uma mão robótica com alto grau de liberdade, ela pode gerar uma força de preensão considerável, que inclusive pode levantar um objeto pesado de até 18kg”, afirmou Kim.

Fontes
RT
Imagens
iStock