Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar

Alguns dos astros mais fascinantes de nossa galáxia não são planetas, mas seus satélites naturais
Por History Channel Brasil em 04 de Agosto de 2021 às 19:55 HS
Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar-0

As luas de nosso Sistema Solar são tão fascinantes quanto estranhas. Enquanto algumas apresentam superfícies escaldantes, outras ostentam cenários gélidos. Conheça a curiosa gama de variedades presente nos satélites naturais de nossos planetas vizinhos.

Luas estranhas do Sistema Solar

●Encélado

Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar - 1

Em 2004, a sonda Cassini, da NASA, chegou até Saturno e revelou alguns dos mistérios mais incríveis de Encélado, uma de suas luas. Lá foram descobertas enormes colunas de gelo de água que explodem no espaço, através de fissuras. Recentemente, levantou-se a hipótese de que o local pode abrigar vida. Esta lua tem um diâmetro de 504 quilômetros e é basicamente composta de gelo rochoso.

●Nereida

Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar - 2

Durante as explorações da órbita de Netuno, foi descoberta uma dos satélites naturais com órbita mais extrema do Sistema Solar. A distância entre a lua Nereida e Netuno varia entre 1,4 e 9,7 milhões de quilômetros. Em 1989, ao analisar dados enviados pela sonda Voyager 2, surgiu a hipótese que essa lua tenha sobrevivido à expulsão da órbita netuniana, agarrando-se à borda extrema de seu alcance gravitacional.

●Titã

Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar - 3

A maior lua de Saturno, Titã, é singular em sua classe dentro do Sistema Solar. Trata-se do único satélite com atmosfera própria, fato comprovado pelas imagens enviadas pela sonda Voyager, da NASA. Mais tarde, a sonda Cassini conseguiu perfurar sua atmosfera para revelar uma paisagem de rios e lagos absolutamente distintos de qualquer outro mundo. A temperatura média de Titã oscila em torno dos - 179º C, e, por suas condições atmosféricas, o metano muda entre as formas sólida, líquida e gasosa.

●Mimas

Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar - 4

As primeiras imagens detalhadas de Mimas, obtidas pelas sondas Voyager, da NASA, em 1980, geraram grande impacto público por sua similaridade com a célebre Estrela da Morte, de Star Wars. Isso porque ela apresenta uma enorme cratera sobre um de seus hemisférios, apresentando um visual parecido com a arma mortífera do Império Galáctico. Com um diâmetro de 396 quilômetros, essa lua interna de Saturno é o menor corpo astronômico do Sistema Solar que mantém uma forma arredondada devido à sua própria gravidade.

●Calisto

Estas são as 5 luas mais estranhas do Sistema Solar - 5

Entre as quatro maiores luas de Júpiter, Calisto é a mais externa. Ela também é o terceiro maior satélite natural do Sistema Solar, a tal ponto que é apenas um pouco menor que Mercúrio. É, até hoje, o objeto com maior densidade de crateras do Sistema Solar. Isso se deve à sua localização no sistema de Júpiter, cuja gravidade planetária interrompe as órbitas dos cometas e faz com que eles colidam com o satélite.

VER MAIS