Estranhos polígonos são avistados na superfície de Marte

Imagem mostra uma série de retalhos em forma de ziguezagues cortando o solo marciano
Por History Channel Brasil em 27 de Junho de 2022 às 15:54 HS
Estranhos polígonos são avistados na superfície de Marte-0

Pesquisadores encontraram estranhos polígonos que parecem brotar na superfície de Marte. As formações foram identificadas em uma imagem produzida pelo High Resolution Imaging Science Experiment (HiRise), uma câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Qual seria a explicação para o fenômeno?

Primavera marciana

A imagem mostra uma série de retalhos em forma de ziguezagues brancos cortando o solo marciano em altas latitudes, com algumas ocorrências de névoa preta e azul entre eles. Segundo pesquisadores da Universidade do Arizona, as marcas são características da primavera marciana. Nessa época, reservatórios ocultos de gelo subterrâneo se chocam contra a superfície seca de Marte e causam essas formações.

Marte

"Tanto a água quanto o gelo seco têm um papel importante na escultura da superfície de Marte em altas latitudes", diz um comunicado da instituição. "A água congelada no solo divide a superfície em polígonos. A erosão dos canais que formam os limites dos polígonos pelo gelo seco sublimado na primavera adiciona muitas voltas e reviravoltas a eles", explicam os pesquisadores.

Os cientistas estudam o solo com padrões poligonais em Marte porque essas características os ajudam a entender a distribuição recente e passada de gelos abaixo da superfície do planeta. Essas observações também podem fornecer pistas sobre as condições climáticas marcianas.

Live Science e Science Alert