Apelidado de "Fernanda", animal teve seu genoma sequenciado e comparado com o de outro espécime coletado em 1906
Por History Channel Brasil em 16 de Junho de 2022 às 01:43 HS
Estudo confirma que tartaruga considerada extinta há 100 anos reapareceu em Galápagos-0

Em 2019, uma tartaruga gigante foi encontrada vivendo na Ilha Fernandina, no arquipélago de Galápagos. Ao observar o animal (apelidado de "Fernanda"), os pesquisadores desconfiaram que se tratava de um exemplar de Chelonoidis phantasticus, uma espécie considerada extinta desde a primeira década do século XX. Agora, a suspeita foi confirmada em um estudo publicado na revista Communications Biology.

Tartarugas de Galápagos

No início, muitos pesquisadores duvidaram que pudesse se tratar de um espécime da espécie extinta. Para tirar a dúvida, o biólogo Stephen Gaughran, da Universidade Princeton, e sua equipe sequenciaram o genoma completo de Fernanda e o compararam com o genoma que conseguiram recuperar de um espécime coletado em Galápagos em 1906. Ele também comparou esses dois genomas com amostras de outras 13 espécies de tartarugas do arquipélago (três indivíduos de cada das 12 espécies vivas, e um indivíduo da extinta C. abingdonii).

“Vimos – honestamente, para minha surpresa – que Fernanda era muito parecida com a que encontraram naquela ilha há mais de 100 anos, e ambas eram muito diferentes de todas as tartarugas das outras ilhas”, disse Gaughran. Fernanda tem provavelmente 50 anos ou mais, mas é menor do que a típica tartaruga gigante, provavelmente devido à falta de vegetação na árida ilha vulcânica. Esta foi uma das razões pelas quais os estudiosos inicialmente não acreditavam que ela pertencesse à espécie Chelonoidis phantasticus.

“A descoberta de um espécime vivo oferece esperança e também levanta novas questões, pois muitos mistérios ainda permanecem”, disse Adalgisa Caccone, bióloga da Universidade de Yale e autora-sênior do estudo. “Existem mais tartarugas em Fernandina que podem ser trazidas de volta ao cativeiro para iniciar um programa de reprodução? Como as tartarugas colonizaram Fernandina e qual é sua relação evolutiva com as outras tartarugas gigantes de Galápagos?”, completou.

Universidade Princeton e The Guardian