Estudo descobre a verdadeira idade dos anéis de Saturno

Desde que Galileu Galilei observou as estruturas pela primeira vez, os cientistas se perguntavam o que eram e quando haviam se formado
Por History Channel Brasil em 21 de Maio de 2023 às 12:25 HS
Estudo descobre a verdadeira idade dos anéis de Saturno-0

Um novo estudo da Universidade de Colorado Boulder e publicado na revista Science Advances revelou a verdadeira idade dos famosos anéis de Saturno. Segundo os pesquisadores, eles têm mais de 400 milhões de anos. Isso significa que são muito mais jovens que seu planeta, que se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Em 1610, o astrônomo italiano Galileu Galilei observou pela primeira vez os anéis de Saturno através de um telescópio. Segundo estudos da NASA, os anéis são formados por pedaços de gelo ou rochas cobertas de gelo (algumas do tamanho de um ônibus) que caem sobre o planeta devido à sua forte gravidade, e o orbitam como um satélite.

O cálculo da idade dos anéis foi possível por meio de amostras coletadas pelo Cosmic Dust Analyzer a bordo da mais recente espaçonave Cassini, da NASA. “Sabemos aproximadamente a idade dos anéis, mas isso não resolve nenhum dos nossos outros problemas”, disse Sascha Kempf, líder do estudo. “Ainda não sabemos como esses anéis se formaram em primeiro lugar”, completou.

Apesar de não conhecer sua origem, o estudo aponta que os anéis de Saturno são um fenômeno novo, já que surgiram em um período equivalente a um piscar de olhos em termos cósmicos. E assim como eles surgiram, podem sumir em relativamente pouco tempo. Em uma pesquisa anterior, cientistas da NASA relataram que o gelo dos anéis está caindo lentamente sobre o planeta e pode fazer com que eles desapareçam completamente em cerca de 100 milhões de anos.

Infobae e Space.com