Estudo revela como os seres humanos perderam seus rabos

Pesquisa indica que uma mutação genética pode explicar a falta da cauda em nossa espécie
Por History Channel Brasil em 29 de Setembro de 2021 às 21:31 HS
Estudo revela como os seres humanos perderam seus rabos-0

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou que descobriu por que os humanos perderam seus rabos. O estudo concluiu que uma mutação genética está por trás da falta de cauda na nossa espécie. A pesquisa, liderada por Bo Xia, da Universidade de Nova York, foi publicado no periódico BioRxiv.

Correlação entre genes e caudas

Os cientistas analisaram os rabos de diversas espécies e concluíram que existem mais de 30 genes envolvidos em seu desenvolvimento. Isso é determinante para formar desde a longa extremidade de uma iguana até a ausência de cauda dos gatos da raça manx. Após uma série de testes, os pesquisadores encontraram uma mutação em um gene conhecido como “TBXT”.

DNA - Genes

Para testar sua teoria, os pesquisadores modificaram os genes TBXT de embriões de ratos. Quando eles se desenvolveram, muitos dos animais não desenvolveram cauda ou apresentaram apenas rabos curtos. Isso provou a correlação entre o TBXT e as caudas.

As mutações do gene TBXT, um dos primeiros genes descobertos há mais de um século, não haviam sido observadas anteriormente pelos cientistas. Segundo os pesquisadores, essa mutação pode ter acontecido por acaso a um símio há mais de 20 milhões de anos, provocando o crescimento de um toco de rabo ou resultando na ausência de cauda.

New York Times e Socientífica