Etanolamina: a molécula alienígena que pode ter originado a vida na Terra

Novo estudo pode ajudar a entender como os primeiros processos biológicos terrestres começaram
Por History Channel Brasil em 01 de Julho de 2021 às 21:51 HS
Etanolamina: a molécula alienígena que pode ter originado a vida na Terra-0

Mesmo que ninguém saiba com certeza como se originou a vida na Terra, a ciência acredita que a resposta esteja no espaço. Mais precisamente entre alguns dos vários ingredientes alienígenas presentes em asteroides. Um novo estudo pode indicar o caminho para começar a desvendar esse mistério.

Molécula chave para a origem da vida

Uma equipe de cientistas espanhóis garante ter encontrado no espaço uma molécula vital para a origem da vida na Terra: a etanolamina, presente na membrana celular dos seres vivos. “Isso poderá nos ajudar a entender como se formaram as primeiras células na Terra”, afirmou Victor M. Rivilla, coautor do estudo realizado pelo Centro de Astrobiologia da Espanha, associado ao Instituto de Astrobiologia da NASA.

Etanolamina: a molécula alienígena que pode ter originado a vida na Terra - 1

A etanolamina é uma molécula que contém quatro dos seis elementos químicos indispensáveis para a vida: oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e carbono (faltando apenas fósforo e enxofre). Ela é um dos componentes das membranas celulares, a camada protetora que cobre as células de todos os organismos e que permite que processos genéticos e metabólicos ocorram dentro delas.

Etanolamina: a molécula alienígena que pode ter originado a vida na Terra - 2

Apesar da etanolamina já ter sido descoberta em meteoritos, ninguém conseguia explicar como ela chegou até eles. No entanto, o novo estudo permitiu constatar que a substância está presente em uma nuvem molecular situada a cerca de 100 mil anos luz da Terra, perto do centro da Via Láctea.

Etanolamina: a molécula alienígena que pode ter originado a vida na Terra - 3

Os pesquisadores acreditam que a etanolamina poderia ter chegado ao nosso planeta vinda do espaço, a bordo de meteoritos. Com isso, ela teria se combinado com outras moléculas que ajudaram a formar membranas celulares mais eficientes e robustas que favoreceram a evolução dos primeiros organismos vivos.

VER MAIS