O relógio biológico das células de uma mulher de 53 anos foi retrocedido até a idade de 23 anos com uma técnica similar à usada para clonar a célebre ovelha Dolly
Por History Channel Brasil em 14 de Abril de 2022 às 15:32 HS
Eterna juventude: cientistas conseguem rejuvenescer em 30 anos a pele de uma mulher-0

Pesquisadores do Instituto Babraham, em Cambridge, no Reino Unido, conseguiram rejuvenescer a pele de uma mulher em 30 anos. Usando uma nova técnica, eles fizeram com que as células epiteliais da paciente de 53 anos voltassem a ter as propriedades que possuíam quando ela tinha 23 anos. Os pesquisadores acreditam que o procedimento poderá ser usado em outros tecidos do corpo humano.

Técnica usada na clonagem da ovelha Dolly

O estudo, publicado pela revista científica eLife, foi liderado pelo professor Wolf Reik. Para conseguir o rejuvenescimento da pele, os cientistas se basearam nas técnica usadas para clonar a famosa ovelha Dolly. Esse processo foi aperfeiçoado em 2006 com o método IPS, de Shinya Yamanaka, da Universidade de Kioto, no Japão.

Rejuvenescimento

O método desenvolvido por Yamanaka apaga e reprograma as informações celulares por meio de quatro genes hoje conhecidos como "fatores de Yamanaka". Esses genes são capazes de fazer com que as células adultas retornem a um estado de células-mãe jovens e, a partir dali, formar praticamente qualquer tecido do corpo.

A técnica do Instituto Babraham deu um passo além e conseguiu não apagar completamente o conteúdo da célula original. Em vez disso, ela é reprogramada parcialmente para alcançar um equilíbrio entre uma célula-mãe mais jovem, mas preservando sua função celular original e especializada.

Os avanços do Instituto Babraham podem reverter no futuro as mudanças associadas ao envelhecimento. Reik salientou que o objetivo não é alongar o tempo de vida, mas a qualidade de vida, para que as pessoas sejam o mais saudável possível.  "Sempre sonhamos com esse tipo de coisa. Muitas doenças comuns pioram com a idade e pensar em ajudar as pessoas dessa maneira é muito emocionante”, afirmou.

Infobae e BBC