"Extinção em massa perdida" poderia ter impedido o surgimento dos humanos

O evento extremo ocorreu há 34 milhões de anos e matou grande parte dos primatas da África
Por History Channel Brasil em 11 de Novembro de 2021 às 14:05 HS
"Extinção em massa perdida" poderia ter impedido o surgimento dos humanos-0

Pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unido identificaram uma extinção em massa desconhecida até hoje. O evento extremo ocorreu há 34 milhões de anos e matou grande parte dos mamíferos da África. Entre eles, estavam primatas antropoides, considerados ancestrais dos humanos.

Extinção gradual

O estudo foi publicado no periódico científico Nature Communications Biology. Segundo os pesquisadores, os primatas antropoides ficaram à beira de desaparecer durante a extinção em massa. Caso isso tivesse acontecido, a nossa espécie poderia não ter se desenvolvido.

Evolução humana

A extinção praticamente não deixou antepassados antropoides da raça humana. A tal ponto que os pesquisadores puderam apenas dispor de um único tipo de dente para sua análise. “Estivemos muito próximos de não existir, se nossos ancestrais parecidos com os macacos tivessem sido extintos há 30 milhões de anos. Felizmente, isso não aconteceu”, disse Erik Seiffert, que faz parte da equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia.

Crânios de animais que morreram durante a extinção em massa

De acordo com a pesquisa, cerca de 63% dos mamíferos africanos desapareceram durante a extinção em massa recentemente identificada. Os cientistas dizem que não se tratou de uma morte generalizada e súbita, mas de um evento gradual que aconteceu durante um período de milhões de anos. Essa extinção marcou um ponto de transição entre o período geológico do Eoceno e o Oligoceno, período no qual a Terra registrou uma drástica mudança climática que a levou do calor tropical ao frio glacial.

ABC e Museu de História Natural de Londres