Fósseis do "primeiro europeu" são encontrados em caverna na Espanha

Segundo os cientistas, a descoberta extraordinária tem o potencial de reescrever a história da evolução humana
Por History Channel Brasil em 11 de Julho de 2022 às 15:32 HS
Fósseis do "primeiro europeu" são encontrados em caverna na Espanha-0

Pesquisadores fizeram uma descoberta extraordinária durante escavações na Serra de Atapuerca, no norte da Espanha. Em uma caverna conhecida como Sima del Elefante, eles encontraram os fósseis do "primeiro europeu". Trata-se de ossos da face de um hominídeo que viveu há cerca de 1,4 milhão de anos.

Novas pistas sobre a evolução humana

Segundo os cientistas, a descoberta tem o potencial de reescrever a história da evolução humana. Os fragmentos de osso malar e de uma mandíbula foram encontrados próximos ao local onde uma outra mandíbula já havia sido identificada em 2007. "É muito provável que o novo fóssil da Sima del Elefante esteja relacionado com essa mandíbula e que pertença a uma das primeiras populações que colonizaram a Europa", disseram os pesquisadores da Fundação Atapuerca em um comunicado.

O sítio arqueológico de Sima del Elefante é conhecido por outras descobertas relacionadas a humanos primitivos. Na década de 1990, cientistas encontraram no local os restos de um hominídeo até então desconhecido, que posteriormente foi batizado de Homo antecessor, espécie que viveu há cerca de 1,2 milhão de anos. Alguns pesquisadores acreditam que ele pode ter sido um dos últimos ancestrais comuns entre o Homo Sapiens e Neandertais.

Ainda não se sabe a qual espécie humana os novos fósseis pertencem. Agora, os pesquisadores irão estudar os ossos para descobrir como eles se relacionam com o Homo antecessor. Os fósseis recém-descobertos também poderão ajudar a esclarecer como certas características faciais evoluíram entre as muitas espécies de humanos.

IFLScience e Newsweek