O Mamenchisaurus sinocanadorum viveu há cerca de 160 milhões de anos e tinha um pescoço seis vezes mais longo que o de uma girafa
Por History Channel Brasil em 21 de Março de 2023 às 15:24 HS
Fóssil de dinossauro com o pescoço mais longo já registrado é encontrado na China-0

Pesquisadores encontraram um tipo de dinossauro que detém o recorde de pescoço mais longo já descoberto: nada menos que 15 metros de comprimento. Trata-se de um espécime do saurópode herbívoro Mamenchisaurus sinocanadorum, cujos restos fósseis foram descobertos em rochas com cerca de 162 milhões de anos, em Xinjiang, na Região Autônoma Uigur, no noroeste da China. Um estudo detalhando a descoberta, liderado pelo paleontólogo Andrew J. Moore, da Universidade Stony Brook, em Nova York, nos Estados Unidos, foi publicado no periódico científico Journal of Systematic Palaeontology.

Deixando as girafas para trás

Os cientistas responsáveis ​​pelo estudo, a título de comparação, detalharam que o pescoço desse dinossauro era seis vezes maior do que o das girafas modernas. Os cientistas analisaram os restos fósseis de parte do pescoço, uma costela gigante e vários ossos do crânio, incluindo a mandíbula inferior do animal. A falta de um esqueleto completo não permitiu com que os cientistas pudessem determinar o tamanho exato do espécime.

No entanto, eles conseguiram deduzir sua aparência usando os ossos de uma espécie de saurópode aparentada, do gênero Xinjiangtitan, descoberta na mesma região, segundo estudo publicado no Journal of Systematic Paleontology. O estudo do Mamenchisaurus sinocanadorum também possibilitou entender como essa espécie de dinossauro desenvolveu pescoços tão longos sem desabar com o próprio peso: em geral, tinham ossos cheios de ar, tornando o esqueleto mais leve, sem medula ou tecido ósseo pesado.

“Todos os saurópodes eram grandes, mas pescoços de cair o queixo não evoluíram de uma vez”, disse o pesquisador. “Os mamenquissaurídeos são importantes porque ultrapassaram os limites do comprimento do pescoço e foram a primeira linhagem de saurópodes a fazê-lo. Com um pescoço de 15 metros de comprimento, parece que o Mamenchisaurus sinocanadorum pode ser um recordista – pelo menos até que algum mais longo seja descoberto”, completou.

Universidade Stony Brook