Fóssil raro prova que mamíferos caçavam dinossauros

Os esqueletos dos dois animais estão quase completos e foram encontrados na China
Por History Channel Brasil em 20 de Julho de 2023 às 12:38 HS
Fóssil raro prova que mamíferos caçavam dinossauros-0

Um fóssil raro, descoberto por cientistas canadenses e chineses, preserva um dramático momento ocorrido há cerca de 125 milhões de anos. Nele, é possível observar um pequeno mamífero carnívoro atacando um dinossauro herbívoro de maior porte. Os esqueletos dos dois animais estão quase completos e foram encontrados na província de Liaoning, na China.

Combate mortal

A descoberta desse fóssil contradiz o senso comum de que os dinossauros eram pouco ameaçados pelos mamíferos contemporâneos durante o período Cretáceo. "Os dois animais estão travando um combate mortal, intimamente entrelaçados, e é uma das primeiras evidências de comportamento predatório real por um mamífero em relação a um dinossauro", disse Jordan Mallon, paleobiólogo do Museu Canadense da Natureza. O pesquisador é coautor de um estudo sobre o tema, publicado na revista Scientific Reports.

Ilustração mostra o ataque do mamífero ao dinossauro
Ilustração mostra o ataque do mamífero ao dinossauro (Imagem: Michael Skrepnick/Canadian Museum of Nature/Divulgação, via EurekAlert)

O dinossauro foi identificado como pertencente a um indivíduo da espécie Psittacosaurus, que tinha aproximadamente o tamanho de um cachorro grande. Esses animais herbívoros viveram na Ásia durante o Cretáceo Inferior, há aproximadamente 105 milhões de anos. Já o mamífero é um animal parecido com um texugo, chamado Repenomamus robustus. Embora não fosse grande em comparação aos dinossauros, ele estava entre os maiores mamíferos do Cretáceo, época em que os mamíferos ainda não haviam dominado a Terra.

Um exame minucioso do fóssil mostra que o Psittacosaurus está deitado de bruços, com os membros posteriores dobrados em ambos os lados . O corpo do Repenomamus se curva para a direita e fica em cima de sua presa, com o mamífero segurando a mandíbula do dinossauro. O mamífero também está mordendo algumas das costelas, enquanto sua pata traseira está agarrada à pata traseira do dinossauro. “A coexistência desses dois animais não é novidade, mas o que é novo para a ciência por meio desse incrível fóssil é o comportamento predatório que ele demonstra”, afirmou Mallon.

Canadian Museum of Nature, via EurekAlert