Inicio

Internet espacial da NASA promete revolucionar a transmissão de dados

Usando luz infravermelha invisível, os sistemas de comunicação a laser enviam e recebem informações em taxas mais altas
Por History Channel Brasil em 31 de Agosto de 2023 às 14:50 HS
Internet espacial da NASA promete revolucionar a transmissão de dados-0

A NASA está prestes a testar seu novo sistema de internet espacial. O novo dispositivo, chamado ILLUMA-T, será enviado ainda este ano para a Estação Espacial Internacional (ISS) e se conectará a um satélite retransmissor de laser chamado LCRD que foi lançado em 2021. A tecnologia usa luz infravermelha invisível para transmitir informações de forma mais eficiente do que os sistemas de radiofrequência, que são atualmente usados pela maioria das espaçonaves.

Taxas de dados mais altas

Usando luz infravermelha invisível, os sistemas de comunicação a laser enviam e recebem informações em taxas de dados mais altas. Com isso, as missões podem enviar mais imagens e vídeos para a Terra numa única transmissão. Segundo a NASA, uma vez instalado na estação espacial, o ILLUMA-T mostrará os benefícios que essa tecnologia é capaz de oferecer para missões na órbita baixa do nosso planeta.

Módulo ILLUMA-T
Módulo óptico ILLUMA-T (Imagem:  NASA/Dennis Henry/Divulgação)

"Através das comunicações a laser, estamos preparados para revolucionar a transmissão de dados", disse Bill Nelson, diretor da NASA. "“Assim que o ILLUMA-T estiver na estação espacial, o terminal enviará dados de alta resolução, incluindo fotos e vídeos para o LCRD a uma taxa de 1,2 gigabits por segundo”, disse Matt Magsamen, vice-gerente de projeto do novo sistema. “Depois, os dados serão enviados do LCRD para estações terrestres no Havaí e na Califórnia", completou.

No futuro, as comunicações operacionais a laser complementarão os sistemas de radiofrequência, que a maioria das missões espaciais utiliza hoje para enviar dados para a Terra. A avaliação do potencial do novo sistema ajudará o setor aeroespacial a otimizar essa tecnologia para as próximas missões à Lua, Marte e além. “As comunicações a laser oferecem às missões mais flexibilidade e uma maneira rápida de recuperar dados do espaço”, disse Badri Younes, ex-vice-administrador associado do programa SCaN (sigla em inglês para Comunicações Espaciais e Navegação), que financia o projeto.

Fontes
Interesting Engineering e NASA
Imagens
NASA/Dave Ryan/Divulgação